quinta-feira, novembro 21, 2024

Paralisação nas obras de pavimentação em rodovia encarece frete

RodoviasParalisação nas obras de pavimentação em rodovia encarece frete

As condições da rodovia MGC 455, que liga Campo Florido a Uberlândia, continuam preocupando quem roda por lá. O trecho é importante para o escoamento de produtos agrícolas.

“A estrada começou a ser pavimentada em 2008. As obras de pavimentação estão paradas há três anos, quando a expectativa era de que a pavimentação deveria ficar pronta um ano após o início”, lembra Rui Ramos, presidente da Amvale e prefeito de Pirajuba. Segundo ele, somente a metade dos asfalto, que corresponde à um trecho de 106 quilômetros de extensão, foi concluída até agora. O restante dos 53 km até Campo Florido continua coberto por terra, ficando completamente intransitável em algumas épocas do ano, devido ao clima.

E não é só isso. A rodovia corta uma área com expressiva produção de açúcar e etanol. Devido ao atraso das obras, hoje a produção acaba indo por meio de São Paulo, fazendo operação de transbordo em silos no interior de São Paulo e depois seguem de trem até o porto de Santos. Dessa forma, a operação é toda tributada, principalmente pelo ISS – Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza.

O presidente da Associação de Cana da região de Campo Florido, Marcos Brunozzi, afirmou também que Uberaba tem quatro usinas na região que poderiam utilizar a rodovia para despachar os seus produtos pelo terminal da VLI. Fica claro que a finalização das obras de pavimentação vai baratear os fretes e facilitar o transporte por essas bandas.

Na última sexta feira, 22, os prefeitos de Campo Florido, Pirajuba, Planura e Veríssimo marcaram um encontro no trecho que precisa de pavimentação para reivindicar a conclusão das obras, reforçando o quanto isso é essencial para o desenvolvimento de toda a região.

 

Investimentos à BR 101

Outro trecho que precisa de melhorias é a BR 101, que começa no Contorno Leste de Curitiba e vai até a região de Florianópolis. Na tarde de ontem, o grupo paritário do lote 7 da BR 101 Norte apresentou propostas de investimentos na ordem de R$ 3,1 bilhões para melhorias no trecho de 407,8 quilômetros da rodovia.

As propostas foram apresentadas à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ao Fórum Parlamentar Catarinense durante uma reunião na tarde de ontem na sede da Fiesc e incluem 130 intervenções em todo o lote. Entre as principais, estão a construção de 21 quilômetros de terceira faixa, seis viadutos em marginais, três quilômetros de marginais e dois retornos em viaduto.

O engenheiro e consultor Newton Gava, que apresentou as propostas de investimentos, sugeriu que os recursos para as obras sejam captados por meio da transferência dos investimentos para o valor da tarifa, ou seja, com o aumento do pedágio nesses trechos. Isso pode ser feito com repasse direto do governo ou com obras executadas pelo DNIT.

 

Adaptado de NTC & Logística

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