Plataformas interatividas para modernizar formação teórica de motoristas

LegislaçãoPlataformas interatividas para modernizar formação teórica de motoristas

“Conectividade.” Esta é a palavra do momento. Os veículos estão conectados, as pessoas estão o tempo todo conectadas à internet via smartphones. O modelo de aprendizagem não poderia ficar de fora. Quando se trata se de aulas teóricas para formação de novos motoristas, por exemplo, as soluções tecnológicas já estão à disposição. Um dos caminhos que os Centros de Formação de Condutores estão buscando para interagir com o público inclui plataforma multimídia e interativa.

solucoes tecnologicas

Um exemplo é a plataforma desenvolvida pela empresa Procondutor, que pode ser acessada de diferentes dispositivos, como computadores, tablets e smartphones. O conteúdo auxilia os instrutores dos CFCs na formação, reciclagem e especialização teórica dos alunos.

 

Proposta pedagógica

A proposta pedagógica considera que cada motorista possui ritmos e maneiras diferentes de aprendizado. Por isso, são oferecidos conteúdos exclusivos, que contam com funcionalidades como animações, vídeos, infográficos e games. Além disso, o aluno possui ferramentas como o simulado, vídeos extras, artigos, apostilas e a tutoria, onde pode testar seus conhecimentos e esclarecer dúvidas.

“Percebemos que a tolerância a cursos uniformes e rígidos tem sido cada vez menor, por isso concentramos esforços na inovação, com conteúdos interativos, passíveis de personalização e que utilizam infográficos, ícones, exercícios, animações e storytelling”, destaca Claudia Moraes, diretora de produtos da Procondutor.

 

Conteúdos digitais

De acordo com a empresa, a plataforma traz conteúdos digitais que são adequados à legislação e reforçam o compromisso com a realidade do trânsito. A diretora salienta que o material didático foi desenvolvido baseado na cultura brasileira, com personagens que remetem às características de diversidade do povo. Segundo ela, isso faz com que o aluno se identifique com as situações, sentindo-se parte do todo e com o poder de atuar na construção de um trânsito melhor. Os cursos têm tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e um cuidado especial na educação de idosos.

Os alunos dos CFCs que têm esta plataforma acessam um aplicativo que libera vídeos, apostilas com informações sobre sinalização e infrações de trânsito, além de um simulado para testar os conhecimentos e se preparar para a realização da prova teórica. Para quem pretende obter a CNH, o curso híbrido, que une educação presencial e a distância, oferece jogos com teor educativo, e traz animações, buscando atingir pessoas na faixa de 18 a 26 anos.

“O público mais jovem aprecia ferramentas que trazem agilidade e praticidade, precisam de desafios e de estímulo para executar tarefas. Esse grupo está acostumado com uma realidade mais imediatista, onde é possível realizar uma gama de atividades com poucos cliques”, observa a diretora.

 

Por Jaime Alves com informações da Procondutor

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

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