O Fazendo Rastros, seu podcast diário de notícias do transporte, fala hoje sobre venda direta de etanol aos postos, leilão da BR-381/262 e alta da taxa Selic e como isso afeta o caminhoneiro.

O Plenário do Senado aprovou na quarta-feira, 8 de dezembro, o projeto de lei de conversão da Medida Provisória 1063. Esse projeto autoriza produtores e importadores a vender diretamente o etanol aos postos de combustíveis. Ou seja, a venda não precisará mais que passar pelas distribuidoras. Sendo assim, o governo espera um aumento da concorrência de mercado pelo etanol, fazendo com que o preço do combustível fique mais baixo para o consumidor final. O projeto segue agora para sanção presidencial.

Ainda na quarta-feira, 8 de dezembro, o Copom aumentou a taxa básica de juros, a Selic, em 1,5 ponto percentual, alcançando a marca de 9,25%. Essa foi a sétima subida seguida da taxa e o valor é o maior desde julho de 2017. Mas e daí, como a Selic influencia a vida do caminhoneiro? Em outras palavras, por que o motorista precisa se preocupar com essa informação?

Porque os bancos usam essa base para definir taxas de empréstimo, consórcio e financiamentos. Com o aumento gradativo da Selic desde março, as taxas cobradas pelos bancos também aumentaram. Entenda também como essa taxa influencia na inflação.

E ainda: A ANTT divulgou que espera realizar em fevereiro de 2022 o leilão da BR-381/262, que corta os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. A empresa que ganhar o leilão deve realizar as seguintes obras: 402 km de duplicação, 228 km de faixas adicionais, 131 km de vias marginais, 40 passarelas e o contorno de Manhuaçu.

O episódio de hoje tem apresentação de Pedro Trucão, notícias de Daniel Santana, Paula Toco e Wellington Nascimento e edição de Felipe Rodriguez.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui