Outro dia a gente recebeu um e-mail do motorista Cesomar Oliveira.
Ele disse que tem 60 anos de idade com 42 de carteira.
O Cesomar faz uma reclamação, sobre o mau uso dos faróis sob os tetos de cavalos Scania e DAF.
“É assassino”, diz ele. “Vai matar pessoas, tem muitos motoristas ai que não suportarão essa arma apontado pros olhos”, completa.
Ele tem razão. Esse tipo de farol é muito forte e o motorista precisa saber usar. O caminhoneiro conta no e-mail que da primeira vez que foi atingido nos olhos quase se perdeu na pista.
O Cesomar questiona sobre a aprovação do Inmetro para estes faróis e pergunta onde se pode reclamar.
Bem, todo equipamento que vem fábrica é homologado pelas autoridades. Sobre reclamação, é possível informar a polícia rodoviária. No caso da federal, o número de atendimento é o 191 ou pelo aplicativo PRF BRASIL. Precisa informar a localização, o horário e a placa, se possível, ou, pelo menos o modelo e a cor do caminhão.
Aos motoristas que têm este tipo de equipamento, cabe o bom senso. A regra básica para o uso dos faróis é jamais ofuscar os olhos de quem vem em sentido contrário, seja por luz alta ou desregulada.
Em se tratamento dos faróis de longo alcance sobre o teto das cabines de alguns modelos DAF e Scania, a regra é a mesma. Usar apenas em situações específicas. E sobre este assunto, a gente produziu uma reportagem recente. Um dos entrevistados foi o Antônio Carlos Moreira – Instrutor Técnico – Concessionária DAF Via Trucks.
Aperte o play e confira.
Realmente,já passei por apuros num trecho de pista simples no rs.
O motorista demorou para baixa a luz do teto ,quase acertei a cabeceira de uma ponte.
E como os motoristas no Brasil são super educados e instruídos perfeitos cumpridores das leis de trânsito,então não haverá problemas com esses faróis!
Parece cômico se não fosse verdade
Um verdadeiro lixo,uma arma perfeita sobre os caminhões,até hoje não sei para que!!
O que vejo nas estradas são esses faróis sendo usados para obrigar quem vem no sentido contrário abaixar os faróis!!
Pois sendo os dois sem educação,aí começam a chamada guerra dos faróis…
Muita gente vai morrer por conta disso,isso eu não duvido
Gostei da reportagem, mas os faróis que mais incomodam são os veículos que o pessoal coloca luzes de Chenom.
Muitos colocam CIBIÊ de LEDI que não possui fóco e cega todos.
Modelos de FH que possuem faróis auxiliares de neblina e auxiliar alto , o pessoal anda com o Cibiê da alta ligado direto e ainda colocam luz Chenom, isso cega todos.
Pelo menos, os Scania e Daf, os faróis decima da cabine por enquanto só acende com a luz alta.
Tem também os tal de Foguinho.
A PRF tinha que prender todos com luzes que não são padrão original.