O assunto desde podcast produzido pelo repórter Jaime Alves é sobre qualidade do descanso do caminhoneiro dentro do caminhão.
É difícil encontrar um motorista que nunca passou uma noite apertado em um caminhão cabine simples. O próprio Jaime, quando adolescente fez algumas viagens como ajudante em um clássico Mercedes 1313. Ele garante: é desconfortável.
O Jaime Alves falou com dois motoristas sobre este assunto. Assunto, aliás, que foi motivado por um caso recente na justiça. Dias atrás a gente recebeu a notícia de que o Ministério Público do Trabalho (MPT) obteve uma liminar determinando que uma empresa de transporte de cargas de no interior paulista, garanta o conforto e a saúde dos seus motoristas contratados em caso de pernoite. Diz o texto que os motoristas eram obrigados a dormir em leitos improvisados dentro dos caminhões, por não receberem valores suficientes para custear uma hospedagem.
A decisão da 2ª Vara do Trabalho de Presidente Prudente proíbe a transportadora de utilizar veículos sem cabine leito. Ou deve pagar aos motoristas e ajudantes, valor de diária suficiente para custear uma hospedagem. O desrespeito a esta decisão acarretará multa de R$ 10.000,00 mais multa de R$ 1.000,00 por trabalhador prejudicado.
Aperte o play e confira.
Só quem já passou por isso sabe..
E olha que há opções de truck leito
Mas a fome por carga é maior
É engraçado…depois os donos de empresas falam que o trabalhador brasileiro está sempre processando as empresas…diante dessa lei de não dormir em caminhão sem leito…eu paro em postos para dormir toda semana e o que mais se vê é isso,motorista dormindo em cabine simples,um descomprimento da lei muito perigoso diga-se de passagem,o motorista não dorme e no outro dia tem de rodarhoras e horas …o único modo de mudar isso será com processo em cima de processo
Pior vida essa