O repórter Jaime Alves atualiza neste podcast os detalhes do Auxílio Caminhoneiro.
O dia 9 de agosto é a data de liberação das duas primeiras parcelas. O terceiro lote deve estar disponível para pagamento no dia 24 de setembro e os demais em 22 de outubro, 26 de novembro e 17 de dezembro. Se tudo der certo, o motorista autônomo poderá receber, no total, 6 mil reais.
As regras gerais são:
Estar ativo no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas até 31 de maio de 2022.
CPF e CNH também devem estar válidos.
“Estou tudo legalizado e ansioso pra chegar o dia de receber”, disse Jhonathan Oliveira, caminhoneiro de Guarulhos/SP.
A ANTT vai encaminhar a relação dos transportadores autônomos ativos no RNTRC todos os meses para o ministério do trabalho. Quem está com o registro pendente ou suspenso poderá regularizar e ter direito às outras parcelas do auxílio. Da mesma forma, quem está com o registro ativo hoje e por algum motivo ficar pendente ou suspenso, perderá o direito ao benefício. Assim, como a CNH. Se vencer e não for renovada, o governo para de pagar. O mesmo para o CPF.
“Como que eu faço para receber este auxílio caminhoneiro?”, pergunta o caminhoneiro Luciano Serafim, de São Paulo.
Até o fechamento deste boletim, o ministério do trabalho ainda não havia confirmado o banco. Mas de acordo com portaria publicada no meio da semana, o pagamento será por meio de banco federal através de poupança social digital. É bem provável que seja pela Caixa, banco já definido para o pagamento aos taxistas.
Oi boa tarde meu auxílio caminhoneiro não caiu minha ANTT tá ativa meu CPF e habilitação tá ok eu só tenho um caminhão só e tenho firma aberta e coloquei o caminhão no nome da empresa que é me porém não tenho conta jurídica, tenho caixa tem eu recebo os fretes no cartão pamcard quero saber se tenho direito esse benefício ou não, obrigado e agradeço pelo atenção
sou fixado em uma empresa como motorista tenho direito.
Não tem Sergio