Neste podcast o repórter Jaime Alves fala sobre a renovação do RNTRC Digital, que foi prorrogada para 31 de agosto. A renovação do Registro Nacional do Transportador Rodoviário de Cargas pode ser feita no site da ANTT e de graça. Basta seguir as orientações da Agência. Mas quem não tem tempo ou não pode fazer direto por outro motivo, tem a opção de contratar o serviço. E é aqui que vale uma dica.
Algumas pessoas ou empresas, por exemplo, despachantes, podem fazer este serviço, de forma legal. Eles pedem os documentos e aí vão fazer a renovação em um posto credenciado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres. Vão cobrar um valor por isso. Vamos supor 300 reais. Tá tudo certo. Só que a dica é: você mesmo pode procurar um posto credenciado pela ANTT. No site da Agência tem uma relação. São, por exemplo, os sindicatos dos transportadores em cada estado. E eles cobram menos pelo serviço. No Sindicam-SP, por exemplo, a renovação custa 230 reais. Ficou mais barato do que o despachante.
Aí você pode perguntar: mas por que o sindicato cobra? É porque não existe mais a obrigatoriedade da contribuição sindical compulsória, então, é um serviço prestado e tem um custo. Tá tudo certo.
O que não está certo e se alguém se oferecer para fazer o serviço de renovação do RNTRC e pedir o seu certificado digital. Fique esperto. Este documento é a identidade eletrônica de uma pessoa ou empresa. Se cair em mãos erradas pode dar muita dor de cabeça. É que funciona como uma carteira de identificação virtual. Com ele, é possível assinar documentos à distância com o mesmo valor jurídico da assinatura feita de próprio punho no papel, sem necessidade de reconhecer firma em cartório. Então, não caia nessa.
Pra resumir é assim: você pode fazer a renovação você mesmo no site da ANTT sem pagar nada. Ou pode procurar uma entidade credenciada pela ANTT e pagar uma taxa.
Aperte o play e confira.