A ponte que faz a ligação com o sul da Bahia, sobre o Rio Jequitinhonha, localizada no km 661,72 da BR-101/BA, em Itapebi, deve ser liberada ao tráfego até o dia 22 deste mês. A travessia, que foi interditada em razão das chuvas, recebe os últimos serviços.
Há sete meses, a estrutura passa por monitoramento contínuo e ações de reabilitação. Atualmente, a ponte opera em sistema de pare e siga e está liberada apenas para veículos com peso de até 5 toneladas. Por enquanto, os demais condutores devem utilizar o desvio da Veracel até que ocorra a liberação para outros tipos de veículos, medida necessária para assegurar a integridade dos trabalhadores e dos usuários da rodovia.
Reforço na ponte existente para liberação de pesados
O trabalho de reforço na estrutura atual, realizado com a instalação de chapas de aço na face inferior da laje do tabuleiro, tem como objetivo permitir a liberação do tráfego de ônibus e de caminhões de médio porte, com dois eixos e peso de até 10 toneladas.
Para caminhões mais robustos, como carretas e trucks (com três ou mais eixos e peso acima de 10 toneladas), a autorização para utilizar a ponte dependerá dos ensaios técnicos e da análise dos dados coletados pelo monitoramento em andamento.
Conforme o cronograma dos trabalhos, as equipes devem concluir nesta terça-feira (16) o reforço da estrutura e, na quinta-feira (18), finalizar o laudo das análises técnicas de monitoramento da capacidade de carga. No dia 20 de dezembro, será executada a sinalização com o novo peso autorizado, e até o dia 22 de dezembro ocorrerá a liberação total ao tráfego.
Nova ponte está em execução
Paralelamente às ações emergenciais na estrutura existente, o DNIT avança na construção de uma nova ponte, que está sendo erguida ao lado da atual. O empreendimento terá aproximadamente 510 metros de extensão e pistas duplicadas.
As obras de fundação, com a execução dos blocos de concreto, já estão em andamento, e a conclusão está prevista para 2026. Ao todo, o Governo Federal investe R$ 104 milhões na reabilitação da ponte atual e na construção da nova travessia. Outros R$ 22 milhões estão sendo aplicados na operação, conservação e manutenção do desvio da Veracel.
Qual é a maior rodovia do Brasil?
Você sabe qual é a maior rodovia do Brasil? A turma do trecho costuma apostar entre a BR-101 e a BR-116. E você, qual é o seu palpite?
A verdade é que a BR-101 é uma das mais importantes rodovias brasileiras, fundamental para o transporte de mercadorias e passageiros. Com início em Touros–RN e término em São José do Norte–RS, ela integra, ao lado da BR-116, um dos principais eixos rodoviários do país, desempenhando papel essencial no escoamento da produção e no turismo interno.
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Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.