A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 535,9 quilos de maconha na tarde da última terça-feira, 24, em Cambé, na região norte do Paraná. A droga estava escondida no teto do caminhão, em um compartimento oculto.
O motorista, de 37 anos de idade, foi preso em flagrante.
Leia também: 3 hábitos que diminuem segurança no trânsito
Os agentes da PRF abordaram o veículo na BR 369. Os policiais rodoviários federais desconfiaram do motorista e resolveram fazer uma fiscalização no caminhão, que estava vazio.
Durante a fiscalização, a equipe da PRF localizou o compartimento oculto, em forma de gavetas. O preso disse que saiu de Naviraí (MS) e que pretendia levar a carga ilícita até Ribeirão Preto (SP).
A PRF encaminhou a ocorrência para a Delegacia da Polícia Civil em Cambé. O crime de tráfico de drogas tem pena prevista de cinco a 15 anos de prisão.
Carga ilegal
Além do crime de tráfico, graças a uma lei sancionada este ano, o motorista envolvido no transporte ilegal de cargas também corre o risco de ter sua CNH cassada.
O governo federal sancionou no início de 2019 o Projeto de Lei 13.804, que dispõe sobre medidas de prevenção e repressão ao contrabando, ao descaminho, ao furto, ao roubo e à receptação de cargas em todo o país.
A norma também penaliza motoristas que forem coniventes com o roubo de cargas e altera o Código de Trânsito Brasileiro. Caso o condutor seja condenado por um desses crimes em decisão judicial, terá sua habilitação cassada ou será proibido de obter a habilitação para dirigir pelo prazo máximo de cinco anos.
Por Pietra Alcântara com informações da PRF
[…] Leia também: PRF flagra meia tonelada de maconha em teto de caminhão […]