A Polícia Rodoviária Federal na Bahia está intensificando a fiscalização de caminhões. A PRF realizou ações na última semana abrangendo todas as regiões do estado.
Ouça o podcast: Quanto custa trafegar por um trecho ruim?
Segundo a polícia, em virtude do tamanho dos veículos e do peso relacionado às cargas transportadas por eles, os acidentes que envolvem caminhões podem ter maiores proporções, aumentando a gravidade das lesões e até causando mortes.
Os comandos tiveram como foco o funcionamento dos sistemas de iluminação e sinalização dos veículos, importantes para segurança viária e, consequentemente, para a redução de acidentes e de vítimas.
Também fizeram parte das fiscalizações a verificação do sistema de Placas de Identificação Veicular – PIV.
Durante as abordagens são verificados o funcionamento do sistema de freios, o estado de conservação dos pneus e demais equipamentos obrigatórios, as condições de amarração das cargas e o cumprimento do tempo de direção do motorista profissional pelos condutores, pelo tacógrafo.
Nas abordagens também foram fiscalizados os equipamentos de uso obrigatório, em especial: faixas refletivas, sistema de freios, condições dos pneus e comprovação obrigatória do horário de descanso (11 horas de descanso para cada jornada de 24 horas) e as condições de amarração das cargas.
Adaptado de PRF