De acordo com a PRF, a regra é válida mesmo descarregados ou se possuir Autorização Especial de Trânsito (AET). O motorista que for flagrado descumprindo a determinação, será multado pela PRF. A infração é média, gera multa de R$ 85,13 e quatro pontos na CNH. Além disso, o condutor será obrigado a permanecer com o veículo estacionado até o final do horário de restrição.
O policiamento será intensificado, uma vez que, com a movimentação para o feriado prolongado, o risco de acidentes aumenta nas rodovias. Segundo a PRF, ultrapassagens irregulares e embriaguez ao volante serão as infrações mais combatidas.
Em nota à imprensa a PRF destaca ainda que o feriado do Dia do Trabalho, 1º de maio, coincidirá este ano com o marco de seis meses das alterações de 11 dispositivos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A maioria ligada ao endurecimento de penalidades. Foi o que aconteceu com as multas por ultrapassagens irregulares, que chegaram a ter o valor majorado em até 10 vezes, chegando a R$ 1.915,40.
Confira os dias e horários das restrições:
30/04/2015 (quinta-feira) |
Das 16 às 24h0 |
1/05/2015 (sexta-feira) |
Das 6 às 12h |
3/05/2015 (domingo) |
Das 16 às 24h |
Por Jaime Alves, com informações da PRF
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.