Um estudo realizado pela Confederação Nacional do Transporte analisou e identificou os principais projetos de todas as modalidades de transporte, que tem por objetivo melhorar e modernizar a infra estrutura do Brasil. Como resultado, a CNT descobriu a demanda de mais de 2 mil obras, que juntas chegam ao orçamento de R$ 1,7 trilhão.
Veja também: Acidentes fatais – o perigo das rodovias de má qualidade
O Plano CNT de Transporte e Logística estuda os problemas presentes em todas as modalidades de transporte do país. Ao total, 2.663 obras foram elencadas pelo estudo como fundamentais.
Somente o estado de São Paulo precisa de mais de R$ 280 bilhões em investimentos. São 303 projetos de transporte e logística.
O plano também identifica um conjunto de intervenções na infraestrutura de todos os modais (rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo, além do transporte público urbano), visando a promover, da forma mais conveniente e com os menores tempo e custo, o deslocamento de pessoas e bens.
“O Plano CNT de Transporte e Logística deixa claro o enorme desafio que o próximo presidente terá que enfrentar. Com as inúmeras demandas que pesam sobre o Estado, o setor público sozinho não dará conta de arcar com todo esse investimento. Será preciso atrair a iniciativa privada com oferta de segurança jurídica, bons projetos e retorno atraente para os investidores”, afirma o Presidente da CNT, Clésio Andrade.
Os projetos destacados pela publicação também consideram a infraestrutura existente, identificando obsolescências, gargalos e descontinuidades. Ainda são feitas recomendações para a sua adequação e ampliação, bem como para a construção de novos projetos.
Tais propostas, compreendidas em sua totalidade, apontam a infraestrutura de transporte ideal, de forma a ampliar a capacidade e a eficiência logística do Brasil.
As obras estão agrupadas em Projetos de Integração Nacional e Projetos Urbanos. A consulta também pode ser feita por região e por estado.
Clique aqui para conferir o estudo na íntegra.
Veja também: Governo estuda cobrança de pedágio para custear apenas a manutenção de rodovias
Adaptado de CNT