quinta-feira, novembro 21, 2024

Produção de caminhões fica estável em setembro

NotíciasProdução de caminhões fica estável em setembro

A produção de caminhões em setembro registrou 13.210 unidades, volume que representou pequena alta de 0,8% em relação ao de agosto que marcou 13.101. Com isso, é possível dizer que a produção de caminhões fica estável em setembro.

 

Produção de caminhões se estabiliza em setembro

Se o olhar para os números mensais é equiparado, na comparação com o período é positiva, volume 60,7% superior.

De acordo com avaliação da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o segmento de caminhões retornou à normalidade após os desafios enfrentados no ano passado com a mudança na legislação ambiental para o Proconve P8.

Desde o começo de 2024, acumulado de janeiro a setembro, foram fabricados 102.611 caminhões, número 43% superior ao do mesmo período de 2023, com 71.765 veículos.

Produção de caminhões fica estável em setembro
Divulgação: Anfavea/ Arte: PNE / Produção de caminhões setembro

Produção, Vendas e Exportação em setembro de 2024

As vendas que fecharam o 3º trimestre deste ano, teve um aumento de 30,6%. Os veículos emplacados em setembro de 2024 foram 11,5 mil unidades, comparados com 8,8 mil unidades no mesmo período do mês passado.

Nas exportações, o resultado também foi positivo em 12,5%. O total de caminhões exportados no mês passado foi de 1,7 mil unidades contra 1,5 mil unidades em setembro de 2023.

Já as vendas entre o acumulado deste ano e o ano passado fechou positivo em 15,3%. O total de emplacados de janeiro a setembro foi de 91,1 mil veículos, comparados aos 79,0 mil veículos do mesmo período de 2023.

Em relação à exportação, houve uma queda de 6,0%. As exportações de janeiro a setembro deste ano foram de 11,7 mil unidades.

Produção de caminhões fica estável em setembro
Divulgação: Anfavea/ Arte: PNE / Produção de caminhões setembro

O que diz a Anfavea sobre os números?

A Associação diz que os resultados positivos que colheu neste 3º trimestre mostra a recuperação do ano passado e também dos anos de pandemia. Em relação a ser a melhor média diária em vendas desde setembro 2022, A Anfavea explica que setembro/22 foi o último mês antes da introdução da fase Euro6/Proconve P8. Por isso, os números positivos em pesados representam os resultados da nova fase de emissões.

“Os resultados de setembro refletem a resiliência da nossa indústria e o aquecimento do mercado interno, que vem superando nossas expectativas. A média diária de vendas de setembro é um indicativo positivo de que o último trimestre pode trazer ainda mais crescimento”, afirmou Márcio de Lima Leite, Presidente da ANFAVEA.

 

Veja também: Vendas de caminhões em alta e ano deve fechar com 123 mil

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados