Os números da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) apontaram alta nas vendas e produção de caminhões em fevereiro de 2024. A Associação destacou a elevação como uma retomada no ritmo da fabricação e comercialização de pesados, após a estabilização e adequação às novas tecnologias do Proconve P8.
Confira os números do mês de fevereiro:
Produção, Vendas e Exportação em fevereiro de 2024
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Balanço fevereiro/23 x fevereiro/24
Na comparação entre fevereiro de 2023 e 2024, foram registradas altas nos números da fabricação de caminhões no país, com a produção de 10,2 mil veículos no mês, elevação de mais de 25% na comparação com o período no ano passado.
Em relação às comercializações, 8,4 mil caminhões foram comercializados no primeiro mês de 2024, fechando em alta de 3,3% na análise com os registros de fevereiro de 2023, onde 8,1 mil caminhões foram emplacados.
Em contrapartida, nas exportações de veículos o mês apontou uma redução no envio de veículos ao exterior. Foram enviadas 30,7 mil unidades em fevereiro, redução de 14,1% em comparação com o mesmo período em 2023, quando o país exportou mais de 35 mil veículos.
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Acumulado do ano – janeiro a fevereiro de 2024
Nos números acumulados do ano, somados os meses de janeiro e fevereiro, houve aumento de 48,7% na produção de caminhões na comparação com o ano passado. Até o momento, foram registradas a fabricação de mais de 18,1 mil veículos em 2024.
Já nas vendas de caminhões, a Associação registrou a comercialização de 16,6 mil caminhões nos dois primeiros meses de 2024, uma redução de 10,6% na comparação com os números do ano passado, quando 18,6 mil unidades haviam sido emplacadas.
Por fim, em relação às exportações, o acumulado do ano aponta mais de 378 mil veículos enviados ao exterior, queda de 15,9% em relação à soma de 2023, onde as exportações haviam atingido a marca de 449,7 mil envios a países estrangeiros.
O que diz a Anfavea sobre os números?
A Anfavea afirmou que a elevação na produção se deve a normalização do ritmo do setor de pesados. Segundo a Associação, todo o ano de 2023 foi marcado por uma desaceleração devido a inserção da motorização do Proconve P8. Com uma implantação já estabelecida, a fabricação de caminhões deve retornar a obter números positivos ao longo dos próximos meses. Nos emplacamentos, a justificativa também foi feita com os argumentos da transição para os motores com a tecnologia Euro 6, visando uma recuperação maior ao longo do ano.
Em relação a utilização do biodiesel, citado dentro do Programa Mover, a Associação destaca a importância do tipo de combustível no processo de descarbonização sendo um caminho interessante para o futuro das energias limpas em veículos pesados. Vale destacar que o Programa tem como objetivo apoiar a descarbonização dos veículos brasileiros, promover o desenvolvimento tecnológico e fortalecer a competitividade global, concedendo incentivos fiscais às empresas do ramo automotivo que investem em sustentabilidade e estabelece novas obrigações para a indústria automotiva, visando reduzir seu impacto ambiental.
Por Daniel Santana com informações da Anfavea