Se você está sempre no trecho, mas nunca viu alguém fazendo quebra de asa por aí, com certeza já viu algum vídeo sobre isso. Eles são compartilhados via WhatsApp e tem muitas visualizações no Youtube. O que você acha desse assunto?
O Projeto de Lei (PL) 130/2020, de autoria de Christiane de Souza Yared (PL-PR), que defende a penalização de motoristas que registram e divulgam suas próprias manobras e condutas de risco em meios digitais e redes sociais, foi aprovado em setembro pela Câmara dos Deputados e o texto agora segue para o Senado.
Clique aqui para ver os detalhes do projeto aprovado
O projeto estava em caráter de urgência desde 16 de julho de 2020, mas só conseguiram a aprovação da proposta no final de setembro deste ano.
No mundo do transporte, é comum ver youtubers divulgando vídeos fazendo manobras arriscadas. A manobra de quebra de asa, por exemplo, acontece quando o motorista balança a carroceria de um lado para o outro, propositalmente, tirando as rodas da pista e contorcendo o implemento. Uma “brincadeira” que pode sair caro.
Por que é perigoso?
Segundo a Volvo Caminhões, o movimento de balanço pode fazer com que o caminhão sofra danos estruturais. Como a carreta se projeta além da capacidade sobre a quinta roda, isso pode trincar o pino-rei, além de causar desalinhamento. Quando a carreta levanta e volta para sua posição correta, o impacto gerado pode causar sérios danos na suspensão, assim como desgaste extremo das laterais dos pneus.
Hoje em dia, ser flagrado fazendo quebra de asa configura crime de direção perigosa. Se mais de um veículo estiver envolvido, a punição aumenta por ser considerado envolvimento em racha. A pena pode variar de seis meses a dois anos de prisão.
Manobras de Youtube
Não são só os caminhões que fazem sucesso na internet com manobras arriscadas. Existem canais no Youtube especializados em vídeos de infrações de trânsito, com carros e motos. Por que isso é perigoso?
Para a autora do projeto, além de ameaçarem a segurança da circulação viária e colocar em risco a vida de outras pessoas, esses vídeos servem como “estímulo à violência e à prática de crimes”. Até então, a publicação desse tipo de conteúdo não sofria qualquer tipo de restrição ou de controle.
Além disso, essas pessoas são remuneradas pela própria plataforma quando os vídeos alcançam muitas visualizações. Ou seja, além de divulgar uma prática perigosa, esses youtubers ganham dinheiro com isso.
Veja um vídeo de motoristas realizando a quebra de asa
Penalidades
A pessoa que divulgar a infração de trânsito será punida com multa de natureza gravíssima multiplicada por dez, aplicável também a pessoa jurídica. Porém, quem publicar as cenas como forma de denúncia, não será punido. Atualmente, só é possível punir o infrator caso ele seja flagrado cometendo as infrações por um agente de trânsito.
A proposta ainda prevê a suspensão da CNH por um ano para quem divulgar esses conteúdos na internet ou para o condutor de veículos que participar das infrações. O processo relativo à suspensão poderá começar em até 12 meses contados a partir da divulgação das imagens. Mesmo que o infrator delete o conteúdo dos meios digitais, ele ainda poderá receber essa punição.
No caso de reincidência na divulgação das infrações dentro de dois anos, haverá a cassação da CNH, mas se o condutor não a possuir, será proibido de obtê-la pelo prazo da suspensão ou da cassação, conforme a penalidade aplicável ao caso.
E você estradeiro, o que acha desse tipo de vídeo?
Por Pietra Alcântara
Acredito que seja um bom projeto. Quem faz esse tipo de coisa não pode ser chamado de caminhoneiro, e deve ser punido sim! se houver envolvimento em acidente, deve-se punir com maior rigor ainda.Não aprende pelo amor, que seja pela dor.
[…] Leia também: Quebra de asa – projeto quer penalizar vídeos com manobras ilegais […]
Parabéns a deputada,assim como queremos projetos de lei que tragam mais segurança, pontos de apoio,melhores condições para exercício da função, também temos deveres.
Como em toda classe ,na nossa existem profissionais que nos enche de orgulho mais existem as maçãs podres que nos envergonham e acabam manchando a classe inteira.
Acho uma total irresponsabilidade total tem que ter punição severa
.estou no trecho.ha muitos anos.
Já vi tombar caminhão por causa d brincadeiras deste tipo