Nos veículos pesados ela é uma velha conhecida. Quase todo caminhão novo hoje em dia tem algum tipo de controle com telemetria. Os velhos também. Ela está cada dia mais avançada e com mais funções. No entanto, a familiaridade que o setor de pesados tem com a ferramenta as vezes nos faz esquecer que a realidade dos leves ainda é muito longe disso. Porém, assim como a chegada dos câmbios automatizados para esse setor, a telemetria também começa sua jornada entre os comerciais leves, impulsionada pela Renault, com o Connect Pro.
Consumo, condução, multas e manutenção
Para quem está familiarizado com os sistemas disponíveis nos pesados, que alertam como está a aceleração, ponto morto, abertura de portas e muito mais, o sistema pode parecer simples. Entretanto, considerando que quem está em um veículo leve não tinha nenhuma opção direto de fábrica desse tipo de sistema, as informações passadas já são de extrema importância.
Com o Connect Pro, o gestor da frota (ou o próprio autônomo) poderá acompanhar o consumo de combustível, avaliar o comportamento do motorista, obter a localização do veículo em tempo real e consultar o histórico de viagens. O gestor poderá ainda monitorar diversos veículos de uma só vez na tela de seu computador.
Para começar a utilização do serviço, é necessária a instalação de um pequeno dispositivo junto à bateria dos veículos que serão monitorados. Após a instalação, o gestor recebe um código de acesso para a plataforma, onde todos os dados enviados pelo dispositivo ficam disponíveis para uso. Também é possível importar informações para o sistema, como adicionar a ocorrência multas, manutenções e outros custos relacionados à frota, centralizando todas as informações de custo em uma única plataforma.
Importante ressaltar que o sistema não é instalado no CAN (Controller Area Network – uma espécie de sistema central que controla todas as informações do veículo), como nos caminhões, então ele utiliza os próprios dados da montadora sobre cada modelo para identificar o consumo e outras informações.
Para quem e quando?
O serviço está em fase de testes. Mais ou menos 80 clientes estão usando o sistema no momento, a maioria instalados em Renault Master, porém a ferramenta estará disponível no segundo semestre para todos os veículos de frotas, ou seja, todos os modelos da Renault que sejam comprados por empresas e não por pessoa física.
O Brasil é o segundo país no mundo onde a Renault lança o sistema. O primeiro foi a Itália. E no momento ele está disponível apenas para veículos zero km. Isso porque a instalação é feita ainda na fábrica, para não afetar a garantia . Por conta do alto grau de interesse dos clientes que testaram a ferramenta, a Renault afirma que as próximas levas devem abrir para instalação em veículos usados e de outras montadoras.
Quanto?
A ferramenta está disponível na compra dos pacotes de revisão e manutenção e seu valor já está embutido na parcela. Não é possível adquirir na compra à vista. Os pacotes disponíveis são:
REVISÃO + FÁCIL PRO
Aquisição antecipada de revisões por um preço fechado, sem impactos macroeconômicos – como inflação – e o valor pode ser incluído nas parcelas do financiamento. Caso o proprietário opte por vender o veículo, o contrato do serviço pode ser transferido. Com as revisões na concessionária em dia o transportador mantém a garantia do veículo e aumenta as chances de conseguir maior valor de revenda no momento de troca.
MANUTENÇÃO + FÁCIL PRO
Valor fechado para as revisões. Contém também a manutenção corretiva e troca de itens de desgaste – como pastilhas de freio, bateria, amortecedor, velas e escape, entre vários outros. Assim como no pacote da revisão, o contrato pode ser transferido em caso de venda ou troca.
Veja abaixo uma simulação de preço feita pela Renault para a Master.
Por Paula Toco
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.