quinta-feira, novembro 21, 2024

Saiba por que caminhões não podem descer pela rodovia dos Imigrantes

RodoviasSaiba por que caminhões não podem descer pela rodovia dos Imigrantes

A Rodovia dos Imigrantes é proibida para os pesados. Em nossas entrevistas para o Pé na Estrada, muitos motoristas dizem que não entendem essa medida, criticam e argumentam que não é justo, já que a Via Anchieta não é exclusiva para os caminhões e ônibus. A explicação é a segurança. Ou melhor: a falta de segurança.

imigrantes

 

Testes de segurança

Há dez anos a concessionária Ecovias, que administra o Sistema Anchiete-Imigrantes, estabeleceu convênio com o Departamento de Engenharia e Aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP) São Carlos para realizar novos estudos sobre o desempenho de frenagem dos veículos pesados na pista de descida da Imigrantes. Entre 2004 e 2005 foram realizados 76 testes de descida com veículos de diferentes pesos – de 4 a 74 toneladas – e com a participação de mais de 50 especialistas, entre acadêmicos, policiais e profissionais de montadoras e empresas fabricantes de sistema de freios.

De acordo com o estudo, o movimento gerado por esses veículos em declividade acentuada não pode ser controlado apenas pelo motor, tornando necessária a utilização excessiva do freio de serviço – o que pode provocar sobreaquecimento e perda total do freio.

Em 2012, a Ecovias solicitou à USP São Carlos uma revisão dos estudos. Mais uma vez, a conclusão técnica apontou que os veículos comerciais não têm condições de atender aos requisitos de segurança em rampas com 6% de declividade.

Segundo a Ecovias, a rodovia dos Imigrantes apresenta três características que são levadas em conta para proibir a descida dos pesados:

1. Trecho de 11 quilômetros de descida com declividade média de 6%, o que significa que a cada 100 metros percorridos, o motorista desce 6.

2. Geometria reta, que favorece aceleração involuntária do veículo e exige a utilização do freio de serviço, aumentando o risco de superaquecimento e consequente perda do freio.

3. Longos túneis cobrem 70% do trecho, criando um ambiente confinado que merece atenção especial.

Por Jaime Alves, com informações da assessoria de imprensa da Ecovias

 

Leia também: ANTT prorroga prazo de adequação e libera especificações do novo adesivo do RNTRC

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

8 COMENTÁRIOS

  1. Bom não descer pela imigrantes com caminhões
    A última viagem minha,meu caminhão caiu a ribanceira abaixo,perdi o controle e foi nesse evento que morri.
    Lamentável

  2. Prezados – não precisa ser engenheiro, tecnico, especialista disso e daquilo; a bem da verdade o que pode e deve ser liberado são somente os ônibus da ponte rodoviária e as vans. É obvio que carretas e caminhões não podem trafegar nesta descida. Falta vontade política e interesses outros que vem com essas histórias descabidas.

  3. Instituto Nacional dos negócios de transporte Innt, Porto de Santos na minha opinião os fretados tem condições sim , uma das opções seria reduzir a velocidade na descida para os fretados sendo usando Frei motor, nós caminhoneiros Não podemos assumir uma responsabilidade com o confrito que vai ser com certeza, caminhões com 30 metros na descida da via Anchieta, quem vai ser o responsável por isso,Instituto.

  4. Sim, só nos resta culpar Deus Nosso Senhor por ter nos entregado uma rodovia com 6% de declividade. Tivesse Ele deixado isso a cargo da Ecovias e empresa de engenharia por ela contratada, CLARO que essa decisão não teria sido tomada. Ou então foi o espírito da Serra do Mar que impediu a adoção de uma declividade compatível com os brutos… Quanto aos túneis, bom saber que na Nova Tamoios, onde está o maior túnel rodoviário do país, caminhões serão proibidos de trafegar…

    É de enlouquecer essa desfaçatez da Ecovias que se recusa a assumir NÓS PROJETAMOS E CONSTRUÍMOS DE PROPÓSITO UMA ESTRADA SÓ PARA VEÍCULOS DE PASSEIO, PORQUE ERA MAIS BARATO E LUCRATIVO E PONTO!

    Seria tão mais honesto…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados