Chegaram ao mercado os modelos da nova linha Scania Streamline. Os novos caminhões vieram para reforçar o conceito da marca de aliar produto e serviço. Em produto, a marca traz, na cabine G Streamline os modelos de 360 e 400 cavalos de potência e torques que variam de 1.850 a 2.100Nm e nas cabines R Streamline e R Highline Streamline são oferecidos caminhões de 400, 440, 480, 560 e 620 cavalos de potência e torques que variam de 2.100 a 3.000Nm. São três tipos de configurações de roda: 4×2, 6×2 e 6×4. Mas a novidade está em outros aspectos.
Um deles é o Opticruise, que ganhou mais uma opção, o Econômico. A nova função tem a missão de evitar o desperdício de diesel, desabilitando o Kickdown (acionamento de aceleração rápida) e a possibilidade de trocas manuais de marcha, quando o veículo estiver acima de 50 km/h. Caso o condutor programe o Ecocruise, numa mesma velocidade, em parceria com o modo Econômico, ambos vão encontrar a melhor solução para manter a redução na queima de diesel. Os outros modos são: Potência (alcança o máximo desempenho do motor), Padrão (combina potência e economia) e Off Road (permite ao propulsor girar em rotações mais amplas). É possível escolher três das quatro opções, mas também é possível mudar as opções escolhidas, basta ir a uma casa Scania atualizar o softwear.
Outra mudança foi na aerodinâmica da cabine. As suavizações de curvas e formação “dutos” que conduzem o ar, além de gerar até 0,6% de redução de consumo de combustível, diminuem o ruído e eliminam a possibilidade de acúmulo de sujeira nas portas e maçanetas, segundo a montadora. As lanternas são de LED e o novo computador de bordo tem rádio com GPS, Bluetooth e USB.
Como opcionais a montadora montou 4 pacotes:
1 – Segurança – é composto pelo Scania Retarder (freio auxiliar), o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), que atua na correção da trajetória e estabiliza o veículo em curvas muito rápidas ou no desvio brusco de rota, o Hill-hold, função que na subida mantém o freio auxiliar em ação para que o caminhão não volte no intervalo da aceleração, medidor de pressão dos pneus e airbag e, a grande inovação, um bafômetro instalado no painel. O motorista só conseguirá dar a partida caso faça o teste e não conste teor alcoólico no ar expelido.
2 – Motorista – vem com o novo computador de bordo com tela em cores de 6,5 polegadas, de alta resolução, assento de veludo em nova tonalidade marrom e preto, geladeira e rádio com GPS.
3 – Kit V8 – esse está disponível apenas para os caminhões de motor de oito cilindros: R 560 e R 620. Estão incluídos assentos de couro, o novo computador de bordo, tapetes, volante e portas de couro, faróis de xenônio (garantem melhor iluminação e distribuição da luz) e rádio com GPS.
4 – Estilo – disponibiliza volante e portas de couro, novo computador de bordo, faróis de xenônio e rádio com GPS.
Para reforçar o conceito de produto + serviço, a Scania pretende que 100% da nova linha saia da concessionária com contrato de manutenção. A montadora garante que com os novos programas de manutenção, que contam com treinamentos e consultorias, aliados as mudanças no produto, os transportadores e autônomos podem ter uma redução de até 15% no consumo de combustível, além de economia de reposição de peças, troca de óleo e outros fatores. Os pacotes de manutenção podem contemplar desde todas as manutenções preventivas e corretivas (se necessárias), até apenas troca dos kits de filtros e lubrificantes. O pagamento é realizado a partir de um valor mensal combinado previamente.
A nova linha tem um valor 8% mais alto que o atual e já está sendo comercializada. As entregas começam em outubro.
Conheça mais sobre esse caminhão no Pé na Estrada do dia 18/08/2013.
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.