sexta-feira, novembro 22, 2024

Scania lança a linha Streamline e reforça a importância da manutenção preventiva

LançamentosScania lança a linha Streamline e reforça a importância da manutenção preventiva

Chegaram ao mercado os modelos da nova linha Scania Streamline. Os novos caminhões vieram para reforçar o conceito da marca de aliar produto e serviço. Em produto, a marca traz, na cabine G Streamline os modelos de 360 e 400 cavalos de potência e torques que variam de 1.850 a 2.100Nm e nas cabines R Streamline e R Highline Streamline são oferecidos caminhões de 400, 440, 480, 560 e 620 cavalos de potência e torques que variam de 2.100 a 3.000Nm. São três tipos de configurações de roda: 4×2, 6×2 e 6×4. Mas a novidade está em outros aspectos.

STREAMLINE 2013

Um deles é o Opticruise, que ganhou mais uma opção, o Econômico. A nova função tem a missão de evitar o desperdício de diesel, desabilitando o Kickdown (acionamento de aceleração rápida) e a possibilidade de trocas manuais de marcha, quando o veículo estiver acima de 50 km/h. Caso o condutor programe o Ecocruise, numa mesma velocidade, em parceria com o modo Econômico, ambos vão encontrar a melhor solução para manter a redução na queima de diesel. Os outros modos são: Potência (alcança o máximo desempenho do motor), Padrão (combina potência e economia) e Off Road (permite ao propulsor girar em rotações mais amplas). É possível escolher três das quatro opções, mas também é possível mudar as opções escolhidas, basta ir a uma casa Scania atualizar o softwear.

Outra mudança foi na aerodinâmica da cabine. As suavizações de curvas e formação “dutos” que conduzem o ar, além de gerar até 0,6% de redução de consumo de combustível, diminuem o ruído e eliminam a possibilidade de acúmulo de sujeira nas portas e maçanetas, segundo a montadora. As lanternas são de LED e o novo computador de bordo tem rádio com GPS, Bluetooth e USB.

Como opcionais a montadora montou 4 pacotes:

1 – Segurança – é composto pelo Scania Retarder (freio auxiliar), o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), que atua na correção da trajetória e estabiliza o veículo em curvas muito rápidas ou no desvio brusco de rota, o Hill-hold, função que na subida mantém o freio auxiliar em ação para que o caminhão não volte no intervalo da aceleração, medidor de pressão dos pneus e airbag e, a grande inovação, um bafômetro instalado no painel. O motorista só conseguirá dar a partida caso faça o teste e não conste teor alcoólico no ar expelido.

2 – Motorista – vem com o novo computador de bordo com tela em cores de 6,5 polegadas, de alta resolução, assento de veludo em nova tonalidade marrom e preto, geladeira e rádio com GPS.

3 – Kit V8 – esse está disponível apenas para os caminhões de motor de oito cilindros: R 560 e R 620. Estão incluídos assentos de couro, o novo computador de bordo, tapetes, volante e portas de couro, faróis de xenônio (garantem melhor iluminação e distribuição da luz) e rádio com GPS.

4 – Estilo – disponibiliza volante e portas de couro, novo computador de bordo, faróis de xenônio e rádio com GPS.

Para reforçar o conceito de produto + serviço, a Scania pretende que 100% da nova linha saia da concessionária com contrato de manutenção. A montadora garante que com os novos programas de manutenção, que contam com treinamentos e consultorias, aliados as mudanças no produto, os transportadores e autônomos podem ter uma redução de até 15% no consumo de combustível, além de economia de reposição de peças, troca de óleo e outros fatores. Os pacotes de manutenção podem contemplar desde todas as manutenções preventivas e corretivas (se necessárias), até apenas troca dos kits de filtros e lubrificantes. O pagamento é realizado a partir de um valor mensal combinado previamente.

A nova linha tem um valor 8% mais alto que o atual e já está sendo comercializada. As entregas começam em outubro.

Conheça mais sobre esse caminhão no Pé na Estrada do dia 18/08/2013.

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados