Scania lança caminhão elétrico com gerador a combustão

CuriosidadesScania lança caminhão elétrico com gerador a combustão

Scania lança caminhão elétrico com gerador a combustão para garantir autonomia estendida (EREV). Ou seja, o modelo desenvolvido em colaboração com a DHL combina propulsão elétrica com um gerador a combustão.

Alternativa ao hidrogênio e às baterias puras

A eletrificação de caminhões pesados e de longa distância apresenta desafios significativos, como a necessidade de grandes baterias e infraestrutura de recarga robusta.

Enquanto algumas montadoras apostam no hidrogênio, a Scania propõe uma abordagem diferente com seu novo caminhão híbrido.

O veículo conta com um motor elétrico de 230 kW (313 cv) de potência contínua e até 295 kW (401 cv) de potência máxima.

A energia é armazenada em um conjunto de baterias com capacidade total de 416 kWh. O diferencial do modelo é a substituição de uma das baterias por um gerador a combustão interna de 120 kW (163 cv), inicialmente alimentado por gasolina e posteriormente por diesel/HVO.

Autonomia de até 800 km

Com esse sistema, a autonomia do caminhão pode alcançar 800 km, superando os 550 km do modelo elétrico puro de maior alcance da Scania.

Além disso, o veículo pode ser reabastecido em postos convencionais quando necessário.

Assim como alguns carros híbridos, o caminhão pode operar no modo elétrico em zonas de baixas emissões, reduzindo a poluição.

O sistema promete cortar as emissões de gases em até 80% em comparação com caminhões a diesel convencionais, já que o motor térmico trabalha sempre na faixa ideal.

Solução pragmática para reduzir emissões

Christian Levin, CEO da Scania, reforça que “o futuro é elétrico, mas não devemos deixar que a busca pela perfeição impeça avanços significativos”. Ele defende que esse tipo de solução provisória pode acelerar a adoção do transporte pesado sem emissões enquanto a infraestrutura elétrica continua em desenvolvimento.

Primeiros testes na rota Berlim-Hamburgo

O novo caminhão foi criado pela divisão Scania Pilot Partner, que trabalha no desenvolvimento de tecnologias inovadoras, começará a ser testado pela DHL Post & Parcel Germany. 

O percurso do teste será entre Berlim e Hamburgo e o trabalho será o transporte diário de encomendas.

Com essa iniciativa, a Scania e a DHL reforçam o compromisso com a redução das emissões de carbono no setor logístico, combinando eletrificação e flexibilidade operacional.

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados