sexta-feira, novembro 22, 2024

Scania lança cavalo 8×2 para substituir vanderleia e bitrem

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A Scania lançou um cavalo mecânico com configuração 8×2. A novidade foi desenvolvida em parceria com o Grupo G10, de Maringá (PR), que em 2011 adaptou, em oficinas independentes, um cavalo 6×2 e o transformou em 8×2 para puxar carretas de três eixos. Na época, a transportadora buscava uma alternativa mais barata do que a configuração 6×4, que se tornou obrigatória com a resolução do Contran nº 210/2011 para combinações com PBTC igual ou maior que 57 toneladas.

A tentativa inicial do G10 foi com dois cavalos e deu certo. Os custos operacionais se mostraram entre 8% e 10% menores quando comparados com a “vanderleia” e o bitrem de sete eixos. O 8×2 é mais econômico no consumo de diesel e pneus, além de ser mais versátil por trabalhar com carreta de três eixos, não precisar de AET, ser ágil nas manobras, permitir suspender eixos quando vazio. Atualmente o Grupo G10 tem 200 cavalos 6×2 transformados em 8×2.


Ao perceber as vantagens desta nova configuração, a transportadora do Paraná procurou a Scania para produzir uma solução de fábrica. A montadora, que já vinha estudando a configuração 8×2 desde 2009, aceitou o desafio e começou a desenvolver o novo cavalo rodoviário com peças, componentes e garantia de fábrica.


O veículo

O cavalo mecânico Scania R 440 8×2 tem capacidade para 54,5 t de PBTC, de 37 t de carga líquida, leva carreta de três eixos e se encaixa entre a composição “vanderleia” (tração 6×2, carreta de três eixos espaçados e capacidade para 53 t) e o bitrem (sete eixos, tração 6×4, com duas carretas de dois eixos e capacidade para 57 t). Há opções das cabines R, R Highline ou R Streamline.


O motor de 13 litros gera 440 cavalos de potência e desenvolve torque de 2.300 Nm entre 1.000 e 1.300 rpm. Os freios são a tambor, o entre-eixos é de 3.900 mm e a relação de diferencial de 3,07:1.

São dois eixos direcionais e dois tanques de combustível (330 litro cada um), que foram removidos das laterais, para dar espaço ao eixo, e fixados lado a lado atrás da cabine.

Para suportar o aumento de carga sobre o cavalo 8×2, a quinta roda utilizada é a mesma dos rodoviários 6×4, que tem capacidade de 24 t. No novo modelo Scania, a altura da quinta roda sobe em comparação ao 6×2, para evitar o contato do chassi com o implemento em situações de trafego por terrenos irregulares ou em rampas de acesso.

Por Jaime Alves, com informações da assessoria de imprensa da Scania

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Caminhão de passeio

 

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

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