A tentativa inicial do G10 foi com dois cavalos e deu certo. Os custos operacionais se mostraram entre 8% e 10% menores quando comparados com a “vanderleia” e o bitrem de sete eixos. O 8×2 é mais econômico no consumo de diesel e pneus, além de ser mais versátil por trabalhar com carreta de três eixos, não precisar de AET, ser ágil nas manobras, permitir suspender eixos quando vazio. Atualmente o Grupo G10 tem 200 cavalos 6×2 transformados em 8×2.
Ao perceber as vantagens desta nova configuração, a transportadora do Paraná procurou a Scania para produzir uma solução de fábrica. A montadora, que já vinha estudando a configuração 8×2 desde 2009, aceitou o desafio e começou a desenvolver o novo cavalo rodoviário com peças, componentes e garantia de fábrica.
O veículo
O cavalo mecânico Scania R 440 8×2 tem capacidade para 54,5 t de PBTC, de 37 t de carga líquida, leva carreta de três eixos e se encaixa entre a composição “vanderleia” (tração 6×2, carreta de três eixos espaçados e capacidade para 53 t) e o bitrem (sete eixos, tração 6×4, com duas carretas de dois eixos e capacidade para 57 t). Há opções das cabines R, R Highline ou R Streamline.
O motor de 13 litros gera 440 cavalos de potência e desenvolve torque de 2.300 Nm entre 1.000 e 1.300 rpm. Os freios são a tambor, o entre-eixos é de 3.900 mm e a relação de diferencial de 3,07:1.
São dois eixos direcionais e dois tanques de combustível (330 litro cada um), que foram removidos das laterais, para dar espaço ao eixo, e fixados lado a lado atrás da cabine.
Para suportar o aumento de carga sobre o cavalo 8×2, a quinta roda utilizada é a mesma dos rodoviários 6×4, que tem capacidade de 24 t. No novo modelo Scania, a altura da quinta roda sobe em comparação ao 6×2, para evitar o contato do chassi com o implemento em situações de trafego por terrenos irregulares ou em rampas de acesso.
Por Jaime Alves, com informações da assessoria de imprensa da Scania
Leia também:
Ford testa nova tecnologia de faróis que identifica pessoas e animais no escuro
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.
[…] Scania lança cavalo 8×2 para substituir vanderleia e bitrem […]