Na IAA Transportation, em Hannover, a Scania preparou cenário pé no chão, mostrando uma linha de caminhões pesados eletrificados e a biocombustíveis, incluindo um modelo totalmente novo. A linha de veículos elétricos da marca, agora, abrange todas as aplicações.
Scania levou cenário pé no chão ao IAA
Portanto, a Scania consegue, agora, fornecer a solução certa para cada cliente, pois compartilha de três conjuntos elétricos diferentes em nove níveis de potência.
Fazendo com que o veículo possa ser montado de acordo com cada necessidade da aplicação que vai trabalhar.
Scania mostra o novo 360 4×2 elétrico
Paralelamente, em exposição na IAA, está o inigualável Scania Super 460 R. O novo caminhão de 13 litros da Scania oferece uma escolha de biogás comprimido ou liquefeito, sendo este último, com alcance de até 1.800 quilômetros.
Ivanovik Marx, gerente de Engenharia de Aplicações de Oferta de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, explica que o hidrogênio está precisando de outros passos para se desenvolver.
Na visão dele, toda a feira apresentou modelos com a nova tecnologia, mas eles estão longe de serem tão usuais, mesmo na Europa como no Brasil.
Marca escandinava tem elétrico para mais de 500 km
Mas o principal destaque da marca foi o Scania 360 4×2 elétrico, com 728 kWh. Equipado com motor elétrico, acoplado a uma transmissão de quatro marchas, o caminhão está disponível em cinco níveis de potência (esta é a versão, por exemplo, tem 400 kW).
Os sete conjuntos de baterias sob a cabine transformando o modelo em um caminhão de quarenta toneladas, com alcance de pelo menos 530 quilômetros.
Oportunidade de negócio para cada medida
Por fim, a Scania faz questão de ressaltar, no entanto, que os clientes estão em uma melhor situação, onde se é possível montar a necessidade e capacidade instalada.
No caso dos modelos de aplicação, por exemplo, há dois níveis de potência, 400 ou 450 kW. Ele pode carregar a bateria 100% em 85 minutos. Com 45 toneladas e tomada de força, o motor oferece 2.800 Nm, marca superior a dos V8.
Veja mais: Veja as novidades do IAA Transportation
Saiba mais: Veja: DAF revela nova geração no IAA
Por Rodrigo Samy, com informações da Scania
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.