Um modelo Scania V8 bateu recorde na Austrália ao transportar 12 contêineres em uma única viagem.
Apesar de o percurso não ser tão longo, ele foi o suficiente para o feito entrar como o maior já acontecido nos tempos modernos.
V8 leva 12 contêineres na Austrália e bate recorde
O deslocamento dos 12 contêineres ocorreu dentro do porto de Brisbane, terceiro maior do país e importante centro de comércio internacional.
Mas, a imensidão do projeto foi tão grande que ele começou em dezembro do ano passado, com o objetivo inicial de mover oito contêineres.
Portanto, foi desenvolvido um implemento especial com cinco eixos e sistema de estabilização de carga capaz de suportar até sete metros de altura.
Planejamento dos 12 contêineres começou em 2024
Antes da operação, o conjunto passou por simulações de estabilidade, frenagem e comportamento dinâmico, garantindo que poderia lidar com o peso sem comprometer a segurança.
Após a etapa inicial, as empresas envolvidas decidiram adicionar um terceiro semirreboque, levando a carga total para 12 contêineres em um único deslocamento.
Tudo validado pelos órgãos competentes da Austrália e administração portuária. Equipado com motor V8, o Scania foi projetado para transportar cargas acima de 80 toneladas.
Qual a vantagem de reduzir o número de contêineres?
A combinação de potência bruta e soluções logísticas inovadoras não apenas amplia a eficiência operacional, como também reduz custos.
Ou seja, cada contêiner adicional por viagem representa economia significativa para empresas do setor portuário e marítimo.
O sucesso da operação pode servir de referência internacional. A experiência mostra que, com tecnologia e planejamento adequado, é possível elevar a produtividade do transporte pesado sem abdicar da segurança.


Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.