segunda-feira, setembro 16, 2024

Segmento de vans para CNH B mostra força com lançamento da Fiat, Peugeot e Citroën

O mercado de entregas continua crescendo no Brasil. Com ele, vem a necessidade de veículos preparados para esse segmento. É aí que entram as chamadas D-vans, veículos comerciais preparados para centros urbanos e, em sua maioria, para CNH B. E é nesse contexto que a Stellantis, detentora das marcas Fiat, Peugeot e Citroën, lança a versão 2025 da Scudo, Expert e Jumpy.

O crescimento do mercado de entregas e turismo

Segundo dados da Stellantis, as lojas online cresceram mais de 400% desde a pandemia. Além disso, empresas que oferecem entregas tendem a ter o dobro do faturamento em relação às que não entregam.

Juntamente com  esse crescimento puxado pelo comércio online, o Brasil vê um crescimento no empreendedorismo, com pessoas usando esse tipo de veículo para transportar suas próprias produções, e também do turismo. Isso porque, com dólar alto, a tendência de viagens nacionais de vans cresce.

Desse modo, esses três fenômenos explicam o crescimento do mercado de vans e um crescimento muitas vezes focado em pessoas com CNH B, acostumadas a dirigir apenas veículos de passeio.

Portas traseiras abrem até 180 graus
Portas traseiras abrem até 180 graus

Um produto, três marcas

Muita gente não sabe, mas as marcas Fiat, Peugeot e Citroën são todas da Stellantis. Sendo assim, o produto é exatamente o mesmo, a única diferença é a grade frontal, que dá o design de cada marca. Com isso, é possível escolher com qual concessionário se tem mais afinidade ou qual delas você acha mais bonita e comprar daquela marca. Ou seja, pode ser uma Scudo, uma Expert ou uma Jumpy.

Design + praticidade + segurança

O design é o mesmo para as três marcas, exceto a grade frontal com o logo de cada uma. A van tem 1,98m de altura, o que deve ser garantir a entrada tranquila em shoppings, supermercados e outros estabelecimentos. A capacidade de carga é de 1,45 toneladas ou 6,1 m3.

Além disso, para facilitar carga e descarga, a van conta com porta lateral deslizante e porta traseira com duas aberturas, 90º ou 180º. O compartimento de carga tem 2,80m de comprimento, 1,28 de largura e 1,22m de altura.

Um ponto positivo é que a caixa de rodas toma pouco espaço do compartimento de cargas. Por outro lado, um ponto negativo é a falta de alças (o famoso pqp) para ajudar na entrada e saída do veículo. Esse ponto faz mais diferença ainda na versão passageiros.

Por falar em versão passageiro, é possível configurar o veículo desde 7 passageiros + 1 motorista, onde ainda sobram 850L de porta-malase tem bancos reclináveis, até 10 + 1. Outra vantagem é que todos os bancos vêm com cinto de três pontos, mesmo na 10+1, o que deixa o veículo mais seguro. Há ainda o modelo preparado para cadeirantes.

Conforto + dirigibilidade

Como é um segmento que tem muitos clientes com CNH B, esse tipo de van tem um público acostumado a dirigir apenas veículos de passeio. Por isso os modelos contam com um interior que se assemelha muito a isso.

Volante multifuncional, direção elétrica, mais de 41 litros de porta-objetos, isolamento acústico, apoio de braço para motorista, ajuste de altura e profundidade do volante, tudo isso faz com que a dirigibilidade fique próxima a dos veículos não comerciais.

Interior é bem parecido com veículos de passeio
Interior é bem parecido com veículos de passeio

Trem de força + consumo

As novas vans vêm equipadas com motor 1.5 turbodiesel de 4 cilindros em linha e 4 válvulas. São 120cv de potência e torque de 300Nm. A transmissão é manual de seis marchas. O tanque de 69 litros garante até 800 km de autonomia. Isso porque a Stellantis calcula uma média de consumo de 11,9 km/l na cidade.

Além da questão de consumo, existe o custo de operação. Segundo a Stellantis, a cesta de peças básica para revisões, com 60 peças definidas pela Anfavea, é mais barata que a média do segmento. As revisões dos veículos devem ser feitas a cada 20 mil km.

Uma outra possibilidade é o sistema Flexcare, que garante as 3 primeiras revisões com um preço de R$ 0,10/km e esse valor já pode ser embutido no próprio financiamento do veículo. Garantindo assim, pelo menos, as primeiras manutenções sem custos surpresa.

Segurança e conectividade

Os veículos mais pesados já contam com pacotes robustos de itens de segurança. Agora, cada vez mais essas características chegam aos leves. No caso das vans da Stellantis, todas contam com:

  • airbags frontais para todos os ocupantes,
  • controle de estabilidade,
  • auxílio de partida em rampa,
  • assistência à frenagem de emergência
  • sistema antiderrapagem
  • reforços estruturais

Além disso, a conectividade dos pesados e médios também chegou para esses leves. O sistema de telemetria vem gratuito no primeiro ano de todos os modelos, pode ser acessado por aplicativo ou pelo computador e tem as seguintes funções:

  • mede km rodado
  • alerta de localização e ignição
  • cercas eletrônicas
  • relatório de velocidade
  • localização em tempo real
  • rastreamento
  • mapeamento de rotas
  • medição de aceleração, freada e curva
  • análise de probabilidade de acidentes
  • ranking de motoristas

Por fim, os modelos 2025 da Fiat Scudo, Peugeot Expert e Citroën Jumpy chegam ao mercado pelos valores de R$ 211.990,00 a versão carga e R$ 217.990,00 a versão passageiro.

Por Paula Toco

 

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