A Setra, divisão da Mercedes-Benz, faz edição especial de 25 anos. Ou seja, fez um S 517 HD, com 13,9 metros de comprimento, totalmente equipado.
O cartão de visitas começa com 40 assentos de couro, dos quais 16 estão dispostos frente a frente em quatro mesas.
Setra faz edição especial em celebração aos 25 anos
Porém, existe também a possibilidade da linha Setra ser configurada com 36 assentos e seis mesas. Ou seja, depende do cliente.
Logo, o veículo tem cozinha com chopeira, máquina de café com resfriador de leite, forno micro-ondas com grill e lava-louças. Há também três geladeiras com compartimentos de congelador.

Para entreter, existe um sistema multimídia responsável por transmitir vídeos para quatro monitores de 21 polegadas. Cada assento tem um ponto exclusivo de áudio.
Setra usa pintura preta em edição especial
Pintado de preto e com vidros escurecidos para maior privacidade, o ônibus está disponível para aluguel, fretamento e serviços de translado na Europa.
É utilizado, entre outras finalidades, como ônibus de conferência para delegações de grandes indústrias, turnê para estrelas internacionais ou veículo de equipe para times esportivos.
Como fica a vida do piloto a bordo do Setra edição especial?
Equipado com os mais modernos sistemas de assistência e condução, o S 517 HD é o primeiro ônibus da linha ComfortClass da Setra incorporado à frota.
Ele tem os mais modernos sistemas de assistência ao motorista, como:
a) Assistente de frenagem de emergência;
b) Controle de estabilidade;
c) Monitoramento de faixa;
d) Assistência em aclives.
Mais sobre o Setra:
Por fim, a Setra é conhecida por ser uma das marcas mais luxuosas do segmento de ônibus na Europa.
O nome “Setra” vem de Selbsttragend (autoportante, em alemão), indicando sua estrutura monobloco.
Os modelos da linha ComfortClass equilibram desempenho, luxo e eficiência, e este S 517 HD é um exemplo de ônibus executivo com foco em hospitalidade sobre rodas.
Os principais concorrentes do Setra ComfortClass S 517 HD na Europa são ônibus de turismo de alto padrão, produzidos por marcas tradicionais.
A própria Mercedes-Benz tem a linha Turismo, posicionado um degrau abaixo em termos de sofisticação. A MAN tem o Lion’s Coach e Neoplan Tourliner. Já a Volvo tem os modelos 9700/9900 e a Scania o Touring HD.
Por fim, a espanhola Irizar tem o i6S/i8. Modelo que tem no Brasil e que já foi apresentado na Lat.Bus.


Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.