O Sistema Anchieta-Imigrantes, uma das principais rotas para o Litoral Paulista, ganhará terceira pista. O Governo de São Paulo divulgou a proposta para o traçado da terceira pista da Imigrantes na última sexta-feira (10), com uma nova ligação entre o Planalto e a Baixada Santista.
As Rodovias SAI são administradas pela concessionária Ecovias e a autorização para os estudos foi concedida pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI).
Projeto contém o maior túnel do Brasil
O Pé na Estrada havia divulgado a possibilidade da ampliação com a autorização para o desenvolvimento do projeto concedida pela SPI em 2024. O prazo para a elaboração dos materiais é de dois anos a partir da autorização, prorrogáveis por mais um.
Serão elaborados estudos de tráfego e projetos funcional, básico e executivo, incluindo avaliações topográficas, sondagens e investigações geológicas e hidrogeológicas necessárias. Além disso, deverão ser produzidos e aprovados estudos e relatórios de impacto ambiental para deliberação dos órgãos competentes.
O projeto prevê uma nova pista no trecho de serra com 21,5 quilômetros de extensão, compostos prioritariamente por túneis, que somam 17 quilômetros (80% de todo trajeto), além de 4 quilômetros de viadutos.
Um dos túneis terá cerca de 6 quilômetros de extensão, tornando-se a maior estrutura desse tipo no Brasil. A nova pista terá duas faixas de rolamento e um acostamento, que poderá ser revertido em faixa de tráfego.
Por onde passará o trecho?
A estrutura terá início no quilômetro 43 da Rodovia dos Imigrantes (SP-160), o que permitirá o acesso pelo Rodoanel Mário Covas (SP-021). Na Baixada, a conexão será no quilômetro 265 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055), próximo ao Polo Industrial de Cubatão. Além disso, permitirá acesso ágil às Margens Direita e Esquerda do Porto de Santos.
Saiba mais: Obras do Rodoanel Mário Covas, trecho norte, avançam 20%. Confira os prazos de entrega
A capacidade do Sistema Anchieta-Imigrantes aumentará em 25% no total e em 145% para descida dos veículos pesados. Com isso, o projeto atenderá à demanda de tráfego existente, e também às necessidades futuras de aumento de fluxo na rodovia.
“O Sistema Anchieta-Imigrantes recebe um grande fluxo de veículos diariamente e essa demanda cresce ao longo dos anos. Agora estamos dando mais um passo para que essa obra tão importante para o Estado de São Paulo possa ser realizada. Estamos planejando ações estruturais de longo prazo para solucionar gargalos de mobilidade entre a Baixada Santista e o Planalto”, afirma o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.
Segurança para o tráfego de veículos pesados
Outro destaque fica por conta da inclinação média, que será de 4%, possibilitando o tráfego seguro de veículos pesados. Túneis paralelos de emergência são mais um diferencial de segurança.
Considerando os diversos cenários de tráfego, a Ecovias poderá reverter a pista para operar no sentido da Capital sempre que houver necessidade. Para reduzir os impactos ambientais, a construção prevê a utilização de estradas de serviço já existentes e poucos pontos de entrada de frentes de obras.
A escolha dos pontos de conexão – no trecho de Planalto e na Baixada Santista – e do traçado levou em consideração parâmetros adotados nos maiores projetos de infraestrutura do país.
Uma equipe multidisciplinar de especialistas da concessionária, consultores e construtoras, inclusive internacionais, foi responsável por avaliar as alternativas e escolher a que melhor se adequava a rigorosos critérios de engenharia, segurança viária e socioambiental.
Estudos e previsão
Após o lançamento, a concessionária trabalha na elaboração do projeto funcional. Na sequência, a concessionária produzirá os projetos básico e executivo, que trarão as diretrizes para a realização da obra, como características precisas e indicação de técnicas de construção das estruturas, o prazo para a execução das obras e o custo total do empreendimento.
Em paralelo, estão sendo cumpridas todas as etapas necessárias para o processo de licenciamento ambiental. A previsão é que essa etapa seja concluída no primeiro semestre de 2026.
Veja também: IPVA 2025 de SP pode ser consultado e pago com desconto em janeiro
Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.