“É extraordinário, uma daquelas coisas que você pensa que não vão acontecer com você. É a primeira vez que eu vou sair do país”, comemora Jairo, o sorteado na campanha da Volvo pela valorização do motorista. Ele é de Petencoste, cidade a 90 km de Fortaleza, no Ceará e foi um dos 3.393 motoristas responderam à pesquisa “Sua voz te leva longe”, que dava direito a concorrer à viagem à Suécia. Ao dar sua opinião sobre o que a profissão tinha de melhor e de pior, Jairo recebeu um número para concorrer. O sorteio foi realizado pela Loteria Federal no dia 03 de agosto, concurso nº 05098.
Conhecendo o caminhoneiro
Jairo tem 44 anos e começou a trabalhar como motorista de caminhão em 2000 transportando, especialmente, leite e arroz para uma empresa de Fortaleza. Em 2011, iniciou a carreira de autônomo, como prestador de serviço para uma empresa de transporte de contêineres. Ele roda na Região Metropolitana de Fortaleza levando carga para o Porto de Pecém e de Mucuripe.
Qual o melhor da profissão de motorista?
O que ele mais gosta na vida de motorista é o que atrai muitos outros profissionais para a vida nas estradas: a possibilidade de conhecer novos lugares e pessoas. “A profissão tem seus problemas, mas para mim, para a minha realidade, é uma profissão praticamente sem stress, em que tenho a oportunidade de conhecer e aprender coisas novas todos os dias”, argumenta.
A promoção “Sua Voz Te Leva Longe” foi lançada pela Volvo como uma primeira ação de uma campanha de valorização do motorista profissional de caminhão. O objetivo da promoção foi ouvir a opinião dos motoristas sobre a vida nas estradas. Os caminhoneiros precisavam responder uma pesquisa para participar do sorteio.
“Sabemos as dificuldades enfrentadas no dia a dia nas estradas, mas a pesquisa foi uma forma de darmos voz aos motoristas e de entender melhor suas percepções, se sente que é reconhecido na profissão, se se sente respeitado”, afirma Solange Fusco, diretora de Comunicação Corporativa do Grupo Volvo América Latina. “Se os caminhões pararem, o Brasil para. Tudo que chega até nós, seja em nossas casas ou no trabalho, em algum momento foi transportado em um caminhão”, complementa a executiva.
Ações pela valorização do caminhoneiro
Com o resultado da pesquisa em mãos, a Volvo vai desenvolver ações de mobilização do setor, que contribuam com a maior valorização da profissão e respeito pelos motoristas de caminhão. “Os dados da pesquisa vão nos oferecer subsídios para ações que contribuam para que a profissão de motorista seja mais valorizada a partir do ponto de vista dos próprios motoristas”, destaca Anaelse Oliveira, coordenadora do Programa Volvo de Segurança no Trânsito.
Viagem com Pedro Trucão
No início da promoção, o Pedro Trucão perguntou a diversos motoristas o que mais e menos gostavam da profissão (relembre a matéria clicando aqui), agora ele e o Jairo Cesar vão para a Suécia comparar a realidade do profissional de lá com aqui. Nós do Pé na Estrada vamos embarcar nessa jornada e mostrar para todos os outros profissionais brasileiros o que é diferente no dia a dia do caminhoneiro sueco. A ideia é buscar os aspectos positivos e quem sabe começar uma mudança em terras brasileiras.
A Volvo afirma que sempre deu atenção ao motorista. Os caminhões da marca são desenvolvidos com avançadas tecnologias que oferecem conforto e segurança ao profissional das estradas. Além disso, as casas da rede de concessionárias da marca inauguradas nos últimos cinco anos, oferecem estrutura de descanso aos motoristas; e a empresa investe em treinamentos como o TransFormar, que tem como foco o lado comportamental e emocional do motorista.
Fonte: Assessoria Volvo adaptado
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.
Baseado nesta matéria… Q fim deu esse programa… Ou foi apenas jogo de marketing???