Para trabalhar como caminhoneiro, dependendo da carga, é necessário ter feito algum curso específico. Você sabe quais cursos são obrigatórios para motoristas profissionais? Clique no link e confira. Mas o estradeiro é obrigado a ter o curso registrado na CNH?
A pergunta de hoje fala sobre isso. Quem pergunta é o parceiro Ezequiel Nunes, que enviou sua dúvida durante uma transmissão ao vivo na Página do Pedro Trucão. Ele conta:
Trabalho com guindaste, equipamento pesado. Tenho o curso mas a empresa pede para termos isso registrado na CNH. Só que ainda tenho 2 anos para renovar minha carteira. Tenho obrigação em ter o curso registrado na CNH ou posso trabalhar só com o certificado de conclusão do curso?
Ezequiel, sua pergunta é bem interessante! Não encontramos nada na lei que te obrigue a ter o curso registrado na CNH. Porém, se a empresa está exigindo que você tenha esse curso registrado na carteira, você tem duas opções:
-
Solicitar uma certidão de prontuário da CNH
Esse documento informa o histórico do condutor, a existência ou não de processos, bloqueios ou impedimentos administrativos e ainda comprova a mudança de categoria e a realização de cursos de capacitação na área de trânsito, além do local e data de emissão da CNH.
Normalmente a certidão de prontuário é utilizada para fins judiciais, trabalhistas e de aposentadoria, mas também pode ser apresentada para a realização de cursos especializados, quando é necessário comprovar a situação da habilitação. Por ser um documento oficial, ele pode ser apresentado na empresa em que você trabalha no lugar da CNH com o curso incluso.
Em São Paulo, a emissão do documento custava R$ 21,31 e só podia solicitada presencialmente nos postos de atendimento do Detran. Agora, isso pode ser feito gratuitamente direto no portal do Detran-SP. Se você for de outro estado, entre em contato com o Detran de sua região para checar se esse serviço também é oferecido gratuitamente.
-
Tirar 2º via da CNH
Você pode emitir uma segunda via da CNH, assim o documento virá com o curso incluído. Para fazer isso é só entrar em contato com o Detran de seu estado. Você não precisará fazer outro exame médico, mas terá de pagar uma taxa de R$ 42,41 para a emissão da 2º via da carteira.
E você, também tem alguma dúvida sobre o trecho? Fique ligado e acompanhe nossas transmissões ao vivo pela fanpage do Pé na Estrada no Facebook, todas as terças-feiras às 12h30 e as quintas-feiras na página de Pedro Trucão também às 12h30.
Por Pietra Alcântara
[…] Você pode solicitar uma certidão de prontuário da CNH. Esse documento informa o histórico do condutor, a existência ou não de processos, bloqueios ou impedimentos administrativos e ainda comprova a mudança de categoria e a realização de cursos de capacitação na área de trânsito, além do local e data de emissão da CNH. Para saber mais, clique aqui. […]
Gostaria de saber como esta as regras para renovação do curso mopp para quem não o averbol na habilitação
Olá meus amigos gostaria de saber eu fiz o curso coletivo em São Paulo no SEST SENAT e agora estou em Pernambuco se eu for no Detran emitir a minha segunda via o curso já vai vim incluído?
A empresa que obrigada o caminhoneiro a fazer o curso mopp, é obrigada a pagar o curso? Há uma Lei qie a obrigue a pagar?
Como transportar paletes de pães uma empresa é obrigatório ter o curso MOPP mesmo à categoria de caminhão de 6 m
A segunda via da CNH vem com cursos adicionados igual a primeira ?