São Paulo é o retrato de um crescimento acentuado e, até certa forma centralizado, do Brasil. Não à toa, o estado vem acumulando inaugurações de centros de produção e distribuição.
Na semana retrasada, a Mercedes-Benz reformulou o CD em Itupeva e na semana passada, uma das maiores fabricantes chinesas do mundo, a GWM, inaugurou uma fábrica em Iracemápolis.
Outro investimento externo vem da Reiter Log, a transportadora do Rio Grande do Sul, inaugurou um ponto de abastecimento de gás biometano em uma das unidades paulista.
O crescimento de centros de distribuição, impulsionado pela expansão do e-commerce e a demanda por entregas rápidas, o que leva à valorização de galpões logísticos na região.
Librelato inaugura unidade em São Paulo
Outra empresa, a Librelato, natural de Santa Catarina, inaugurou seu primeiro Complexo Industrial e Comercial em Guarulhos, São Paulo. O novo local, localizado próximo à Rodovia Presidente Dutra, conta com uma linha de montagem de implementos e uma concessionária de peças.
Com 27 mil m², investimento inicial de cerca de 10 milhões, o Complexo abrigará áreas de produção, estoque de peças, showroom, pátio logístico e concessionária com centro de serviços.
O objetivo é elevar a produtividade, reduzir prazos e aprimorar a jornada do cliente. Permitindo atender principalmente aos clientes de São Paulo, onde há boa parte dos emplacamentos.
Segundo Simone Martins, CEO da Librelato, o investimento na nova unidade faz parte do ciclo anunciado em 2024 de 405 milhões de reais.
Complexo produzirá dois mil implementos por ano
A nova unidade industrial tem capacidade instalada de produzir dois mil implementos por ano em regime CKD (Completely Knocked Down).

Isso quer que, os implementos serão fabricados e expedidos desmontados a partir da matriz, em Içara–SC, para montagem em SP, eliminando a fase de produção e desenvolvimento.
Segundo projeções da companhia, a meta é que, até o terceiro ano de operação, a participação de mercado da marca no estado de São Paulo se iguale à média nacional. Hoje o percentual está em torno de 15%.
Em 2024, a Librelato manteve posição entre as três maiores fabricantes do País. O volume somou 12.005 implementos produzidos e presença em mais de 41% das cidades brasileiras com emplacamento de produtos da marca.
Em 2024 foram atendidos cerca de 3,3 mil clientes, com crescimento de 5 pontos percentuais na representatividade territorial em relação a 2022.
Com a nova estrutura, a expectativa é superar 850 pinos vendidos apenas no primeiro ano de funcionamento da unidade paulista.
A nova unidade industrial produzirá modelos como furgão alumínio, furgão lonado, porta contêiner, graneleiro e carga seca, implementos de alto volume de vendas no País, com ampla aplicação em diferentes operações logísticas.
Lembrando que as concorrentes Truckvan e Randoncorp já possuíam unidades em São Paulo.
O novo Complexo Industrial e Comercial da Librelato inicia as operações no primeiro dia útil de setembro.
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Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.