SP isenta IPVA de Híbridos e de Hidrogênios, mas exclui elétricos

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São Paulo isenta IPVA de Híbridos e de Hidrogênios, mas exclui os elétricos. A decisão foi da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) que aprovou a isenção de IPVA para veículos leves movidos a hidrogênio e híbridos. Para os caminhões e ônibus, o Projeto de Lei 1510/2023 isenta dos movidos a hidrogênio ou gás natural (incluindo biometano) de 2025 a 2029.

SP isenta IPVA de Híbridos e de Hidrogênios

Portanto, após 2026 a alíquota será retomada gradativamente: 1% em 2027, 2% em 2028, 3% em 2029, chegando a 4% em 2030. 

O resultado da votação gerou discussão sobre a redução de impostos para aquisição, uma vez que fabricantes já têm incentivos para produzir.

Outro questionamento ficou por conta da exclusão dos veículos 100% elétricos, vistos como modelos essenciais na transição energética.

Por que elétricos foram excluídos da isenção do IPVA?

Na capital do estado, mais um ‘choque’ de realidade ocorreu na Câmara. Na ocasião, os vereadores estenderam o prazo para Zerar Emissões de Carbono

Aprovado na primeira votação, o projeto de lei que adia para 2054 o prazo para a cidade zerar as emissões de gás carbônico. O prazo anterior era 2038.

De autoria do vereador Milton Leite (União Brasil), a proposta altera metas de redução de poluentes e amplia o tempo para as empresas de ônibus cumprirem a legislação.

Ônibus a diesel podem voltar às ruas de SP

Pelo novo texto, as empresas poderão voltar a adquirir veículos movidos a diesel, algo proibido desde 2022.

A justificativa para o adiamento inclui dificuldades na expansão da frota elétrica e falta de infraestrutura nas garagens.

No caso do IPVA, a lei aguarda a sansão do governador, já no caso do município espera-se uma segunda votação e audiência pública.

IPVA, crise climática e a eletrificação em SP

A vereadora Luana Alves (PSOL) criticou a proposta, destacando que o adiamento ignora a urgência da crise climática e o impacto de uma frota mais poluente.

Atualmente, apenas 3,19% da frota municipal utiliza energia limpa, bem abaixo da meta de 20% estipulada para 2023.

São Paulo conta com 489 ônibus elétricos, incluindo trólebus, e a Prefeitura anunciou recentemente a aquisição de mais 1.300 coletivos elétricos, com financiamento de R$ 2,5 bilhões do BNDES.

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor do Portal Pé na Estrada.

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