A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) apresentou na última semana seus números referentes ao mês de setembro de 2022. De acordo com os dados divulgados, foi possível observar uma alta na produção e vendas de veículos no terceiro trimestre do ano. Já a exportação apresentou queda em relação ao trimestre anterior.
O desempenho no terceiro trimestre do ano
O fechamento do trimestre no azul representou um importante degrau na recuperação do mercado automotivo brasileiro neste ano, após um primeiro trimestre tímido em função da falta de componentes eletrônicos, como os semicondutores, e de um segundo trimestre de início de melhora.
Na soma dos meses de julho, agosto e setembro, a produção de autoveículos foi de 665 mil unidades, 11,6% a mais que no trimestre anterior. Sob o mesmo ângulo de comparação, as vendas cresceram 14,3% e as exportações recuaram 15,2%.
A Anfavea ainda destacou que com a diminuição nas paralisações em fábricas de veículos pelo país, a projeção para o quarto e último trimestre do ano é positiva em relação à produção, vendas e exportação.
Produção, Vendas e Exportação de veículos em Setembro
O levantamento mensal de setembro registrou números inferiores aos recordes de agosto. A Associação afirma que o fato de o mês ter dois dias úteis a menos é um dos motivos responsáveis pela queda.
Na comparação de setembro com agosto, a produção de 207,8 mil autoveículos foi 12,7% menor, os emplacamentos de 194 mil recuaram 7% e as exportações de 28,5 mil caíram 39%. A Anfavea aponta que a queda ocorreu em função das recentes restrições impostas pela Argentina, do esgotamento da cota de isenção para a Colômbia e de problemas logísticos.
Porém, quando comparados a setembro de 2021, todos os índices apresentaram melhora: 19,3% de alta na produção, 25,1% nas vendas e 19,3% nas exportações.
Segundo o presidente da ANFAVEA, Márcio de Lima Leite, o nono mês do ano não costuma seguir o crescimento de agosto, mas há motivos para otimismo: “Historicamente, setembro não repete os bons números de agosto, um mês mais longo e sem feriados, mas gostaria de destacar a contínua evolução da média diária de vendas desde janeiro, atingindo 9,2 mil emplacamentos por dia útil, melhor resultado do ano, indicando que as projeções da ANFAVEA serão atingidas”.
Crescimento da venda de Elétricos e Híbridos
Pauta constante aqui no Pé Na Estrada, a venda de veículos movidos à novas propulsões segue em alta no Brasil. Entre os automóveis e veículos comerciais leves, o mês de setembro ficou marcado pelo melhor desempenho do ano com a venda de 6,388 unidades. Já no acumulado do período entre janeiro e setembro, os dados também são positivos com a maior comercialização da história entre veículos elétricos e híbridos, sendo 34,2 mil emplacamentos.
Entre os caminhões e ônibus elétricos ou movidos a gás, é possível apontar uma queda neste último mês com apenas 39 veículos vendidos. Mas, em contrapartida, o acumulado de 2022 é positivo, sendo, até o momento, o ano com maior número de emplacamentos de veículos pesados com novas tecnologias de propulsão com 813 vendas.
A Expectativa para a FENATRAN
Por falar em caminhões, o setor mantém patamares muito similares aos do ano passado, quando teve robusto crescimento em função do agronegócio e da onda do delivery. A expectativa no momento é alta nas encomendas de frotistas durante a Fenatran, a maior feira latino-americana de transportes, que acontecerá nos dias 7 a 11 de novembro, no São Paulo Expo.
E a nossa equipe estará lá cobrindo mais uma edição da Fenatran. Para matar a saudade, confira como foi a última edição do evento em 2019 no vídeo abaixo:
Veja Também: Queda nas vendas de caminhões marcam o mês de setembro. Confira os balanços
Por Daniel Santana com informações da Anfavea