Um transformador gigante virou atração e mobilizou cidades inteiras do Nordeste, entre elas as localizadas em Pernambuco e Paraíba.
Ou seja, a curiosidade foi tanta, que por onde trafegava o implemento arrastava multidões. A passagem da carreata tornou-se festa popular, com direito a música, fogos de artifício e repercussão nas redes sociais.
Em João Pessoa, por exemplo, o público gritava “Uh, é a carreta!”, ao som de uma banda e de até fogos de artifício.
Já em Igarassu (PE), por exemplo, uma aglomeração de espectadores resultou no chamado “Transformador Fest”, com direito a churrasco e drones.
Ver essa foto no Instagram
Transformador gigante virou atração no NE
Portanto, em todas as avenidas, ruas ou estradas que o grupo passava, a PRF precisou modificar o trânsito por conta do tamanho e peso da carga, que exige escolta.
A combinação dos veículos registra Peso Bruto Total (PBT) de 600 toneladas, 113,75 metros de comprimento, 6,90 metros de largura e 5,45 metros de altura.
Logo, o transformador em si pesa 250 toneladas e mede 11,24 metros de comprimento, 4,20 metros de largura e 4,59 metros de altura.
Ver essa foto no Instagram
Percurso do Transformador Gigante
A uma velocidade média de 7 km/h, o transformador saiu do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, em 15 de março, e chegou ao Complexo Eólico Serra da Palmeira, em Nova Palmeira, na Paraíba no domingo (30).
A China produziu o transformador, que o Brasil recebeu através do Porto de Suape em 13 de março.
Importância do projeto
O Complexo Eólico Serra da Palmeira conta com 108 aerogeradores, dos quais 63 já foram instalados, distribuídos em 23 parques eólicos nos municípios de Baraúna, Nova Palmeira, Pedra Lavrada, Picuí e São Vicente do Seridó. A previsão é que o parque comece a gerar energia parcialmente em junho.
O transformador transportado tem um papel essencial no projeto, pois será responsável por elevar a tensão da energia gerada pelos aerogeradores, adequando-a ao sistema de transmissão nacional.
Ver essa foto no Instagram

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.