Os implementos rodoviários chegaram com tecnologias para acompanhar os caminhões nesta 24ª Edição da Fenatran. O setor trouxe novidades em sustentabilidade e mais capacidade de carga, o que chamou a atenção na feira.
Além disso, a telemetria também estava presente nos implementos. O que causou a espera de alguns clientes a não fechar negócios em outubro, aguardando a feira, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir).
Randoncorp trouxe implemento comemorativo
A Randoncorp aproveitou a Fenatran para celebrar seus 75 anos de estrada. Em especial trouxe o Bitrem Tanque Aço Carbono 63 mil litros, que se diferencia pelo aumento de carga em até mil litros para transporte de combustível.
Além do tanque, o Semirreboque Graneleiro é apresentado em configurações que o tornam um produto mais leve, resistente e durável. O produto é 400 Kg mais leve do que o modelo padrão.
A unidade exposta na Fenatran é especial, pois simboliza as 600 mil unidades produzidas pela empresa desde a sua fundação.
Teve também o Sider Modular Randon Hybrid R, com diminuição de 70% no uso de solda e cerca de uma tonelada mais leve. A multinacional brasileira completou seu portfólio com marca própria de autopeças, serviços e soluções financeiras.
Librelato leva implemento com placas fotovoltaicas
A Librelato, apresentou na Fenatran sua já conhecida linha de Furgões Alumínio dotado de novos atributos de sustentabilidade e inteligência, projetado para oferecer mais leveza e resistência, garantindo segurança e economia em suas operações.
Esse modelo é direcionado aos segmentos de varejo, logística, linha branca e e-commerce, ideal para o transporte de produtos não perecíveis, frágeis, alimentícios, entre outros.
Nesta edição da Fenatran, a estrutura da caixa de carga, recebeu rebitagem dupla junto aos perfis internos das emendas. O resultado desta intervenção transformou o teto em uma peça inteiriça com rebitagem clump., assim como as laterais
Na Fenatran, a Librelato complementa o pacote tecnológico do Furgão Alumínio com placas fotovoltaicas para geração e armazenamento de energia elétrica.
Diversas formas de utilização são possíveis para essa opção sustentável de energia, desde alimentar o sistema de telemetria do implemento, sem o cavalo mecânico acoplado, até fornecer energia para recarregar a bateria do próprio caminhão.
Sistema de travamento para prevenir saques
Outra solução simples e que faz diferença no dia a dia dos transportadores é a opção de travamento das portas traseiras e laterais de maneira remota, o que garante que só possam ser abertas em locais autorizados.
O sistema é um opcional da Sigaway e traz mais segurança aos operadores e proteção contra furtos e acesso não autorizado ao interior do furgão.
Rodotrem Basculante Evolut
Levou o Rodotrem Basculante Evolut com engate esférico. Por ter uma caixa de carga mais curta, permite melhor manobrabilidade.
Além disso, seu revestimento é em aço inox, tanto nas laterais como no assoalho, o que significa um aumento da vida útil do implemento de até três vezes quando comparado com os aços comuns.
A pintura de baixo atrito, permite ainda que o material transportado deslize com mais facilidade. Este diferencial sai de fábrica e possui 35% mais eficiência que as soluções desta versão encontradas atualmente no mercado.
O Rodotrem Basculante Evolut também conta com o Enlonamento Arco Fácil, que recolhe os arcos juntamente com a lona a partir da parte traseira do veículo, em apenas 30 segundos.
Três opções farão parte do pacote de ofertas para esta solução, entre eles o acionamento manual, o acionamento por botão, e por controle remoto, ambos operados a partir do solo.
O opcional de “cerca virtual”, que possui sensores, permite o fechamento automático sem auxílio do controle remoto, o que aumenta a eficiência, reduz tempo de operação e traz segurança, em conformidade com a Norma NR35.
Telemetria e sustentabilidade
Além das novidades em implementos rodoviários, a Librelato levou tecnologia e sustentabilidade nos seus produtos. O Tanque Evolut, por exemplo, leva um pacote de inteligência com as soluções de conectividade de telemetria da Sigaway, com monitoramento do desgaste das pastilhas de freio e o sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS) de segunda geração.
Teve também implementos construídos com Aço Verde certificado, que garantem menores emissões de CO₂ na cadeia de produção.
Sergomel estréia na Fenatran
A Sergomel é uma empresa brasileira de implementos que estreou na Fenatran 2024. A atuação forte da empresa é no setor canavieiro, mas traz novidades também em produtos para o florestal e para o rodoviário.
A empresa expôs no evento os produtos Prancha Carrega Tudo, Bitrem e Rodotrem 11 eixos. A Prancha Carrega Tudo, desenvolvida para a linha rodoviária, é um produto versátil e de estrutura reforçada, destinado para transporte de cargas indivisíveis e excedentes, que podem ultrapassar o peso ou dimensões, observados os limites e os requisitos estabelecidos.
Para a linha florestal, a empresa traz em seu estande o Bitrem. Conhecido como “Bitrenzão”, esse equipamento tem como característica alavancar a caixa de carga do setor, trazendo alto desempenho e ganho logístico com reduções de equipamentos na rodovia e, como consequência, menor número de viagens, redução nas emissões de carbono, menores custos de pedágio e óleo diesel.
Outra novidade é o Rodotrem 11 eixos, que faz parte da linha leve canavieira. Com comprimento de 30 metros, largura de 2.600 mm e capacidade de 91 toneladas, o equipamento foi desenvolvido para transporte de cana-de-açúcar ou grãos.
Freio EBS – Obrigatoriedade para implementos em 2025
A partir de 2025, todos os implementos rodoviários serão obrigados a vir com o Electric Brake System (EBS). Com isso, todos os implementos apresentados na feira já vinham com a tecnologia.
O sistema de controle de estabilidade é uma tecnologia que potencializa a segurança do veículo, principalmente durante a frenagem, evitando tombamento na estrada.
A tecnologia passa a ser obrigatória no próximo ano, conforme Resolução nº 954 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
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Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.