Veja como funciona o motorhome elétrico que muda de tamanho. Isso mesmo, chamado de Lightship L1 ele muda de tamanho e ainda é autossuficiente por contar com placas solares e baterias.
Como funciona o motorhome que muda o tamanho
A inovação aparece em um momento que o mercado de motorhome vem ganhando espaço. No Paraná, por exemplo, foi criada uma feira dedicada somente ao tema.
Atualmente também é natural famílias buscarem viajar com uma casa nas costas, hábito que continua em alta desde a pandemia, especialmente na Europa e na América do Norte.
O Lightship L1 tem DNA da Tesla
Criado por Ben Parker e Toby Kraus, ex-engenheiros da Tesla, o Lightship L1 é um motorhome totalmente elétrico e autossuficiente.
Eles pretendiam desenvolver algo inovador para um segmento totalmente conservador e conseguiram.
Motorhome funciona como implemento que encolhe
O Lightship L1 é um trailer com sistema aerodinâmico que compacta a carroceria, a mantendo em uma altura baixa, ideal para ser puxado por uma picape, por exemplo.
A empresa afirma que o L1 é três vezes mais aerodinâmico que um trailer tradicional, maximizando o alcance e a economia de combustível.
Metamorfose ambulante
Por fora, ele parece compacto, mas por dentro, o design minimalista e moderno faz o espaço parecer aberto e ventilado.
Ele não tem ambientes deslizantes, mas o teto inteiro se levanta para maximizar o espaço interno.
Em modo de condução, a altura é de apenas 1,82 metros, mas em modo de acampamento, chega a 3,05 metros.
Dimensões e Capacidade do Motorhome
O Lightship L1 mede 8,22 metros de comprimento e 2,59 metros de largura, com peso bruto de 3.400 kg. Ele acomoda de quatro a seis pessoas, dependendo da configuração.
No ‘coração’ há um motor elétrico de até 80 kWh, ele auxilia o veículo rebocador, minimizando o consumo de combustível.
Ele também possui um pack de baterias e painéis solares de até 3 kW no teto, permitindo uma semana de energia sem precisar de uma rede elétrica.
Quanto vale o show?
A produção do Lightship L1 está planejada para o início de 2025, mas os clientes já podem reservar um por 500 dólares no site oficial. O preço base será de 125.000 dólares, uma ótima oferta para tudo o que ele proporciona.
Veja também: Mercedes-Benz mostra elétricos eActros e eCanter
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor do Portal Pé na Estrada.