Já está comprovado que o celular é um dos principais motivadores de acidentes no trânsito, tanto de motoristas como de pedestres que insistem em usar o aparelho na hora errada. Para amenizar a situação e educar pelo bolso (multando), algumas rodovias de São Paulo estão usando inteligência artificial e câmeras de alta resolução que detectam a infração.
Como os novos radares detectam celular ao volante?
Os novos radares usam a mesma base daqueles que detectam o excesso de velocidade e que notificam sem que haja a necessidade de um agente humano na via.
Agora, o radar pega uso de celular, além de registrar a velocidade, mesmo que seja de longe e sem qualquer tipo de aviso.
Como os novos radares detectam celular ao volante?
Segundo Paulo Loffreda, sócio e fundador da Zignet, empresa de sistemas de pagamento credenciada pela Secretaria Nacional de Trânsito, esse tipo de detecção é possível graças ao Doppler, sistema que calcula a variação da frequência das ondas refletidas por objetos em movimento.
Aliado às câmeras de alta definição, é possível identificar a utilização do aparelho e, ao mesmo tempo, registrar imediatamente a infração.
Modelo também pode ser adotado nas cidades
De dia, de noite, com tempo limpo ou clima adverso, não importa. “Para ter uma ideia do grau de exatidão, as imagens do interior do carro são capturadas com nitidez incrível a até 50 metros de distância”, acrescenta o especialista em notificações.
E é claro que o uso de uma ferramenta dessas a serviço da segurança no trânsito não se limita ao uso de celular ou excesso de velocidade.
Possibilidade de identificar mais de uma infração
Loffreda enfatiza que o novo sistema capta e identifica vários outros tipos de infração, como avanço de sinal vermelho, falta do uso do cinto de segurança, conversões em locais proibidos, parar em cima da faixa de pedestres e a circulação em faixas proibidas, como o uso das seletivas para ônibus e ciclovias.
A nova tecnologia é tão eficiente que consegue registrar não uma, mas várias infrações que estejam sendo cometidas ao mesmo tempo. “Por exemplo, se o motorista estiver falando ao celular acima da velocidade permitida e sem cinto de segurança, terá as três infrações registradas simultaneamente”, alerta.
Quem é a empresa responsável pela tecnologia
O novo sistema de radar de trânsito inteligente foi produzido pela empresa Velsis. E, pelo menos por enquanto, estão instalados nas principais rodovias de São Paulo.
Confira as rodovias que já contam com a tecnologia:
1. Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225);
2. César Augusto Sgavioli (SP-261);
3. Assis Chateaubriand (SP-425);
4. Washington Luís (SP-310);
5. Luiz de Queiroz (SP-304);
6. Irineu Penteado (SP-191).
Outros estados vão adotar o sistema?
A expansão do sistema para outros locais depende, conforme a empresa, das políticas públicas e dos projetos de segurança viária relacionados à fiscalização do trânsito.
O objetivo da implementação dos novos radares, portanto, é coibir o uso de celular ao volante, a princípio nas principais rodovias de São Paulo, mas o sistema pode ser expandido para outras localidades conforme as políticas públicas.
Alerta para o uso do celular
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que o celular aumenta em 400% o risco de acidentes. No Brasil ele é a terceira maior causa de mortes no trânsito, ficando atrás só do álcool e do excesso de velocidade.
O “simples” ato de enviar uma mensagem enquanto dirige retarda em 35% a reação do motorista diante de uma situação adversa. Outro detalhe é que ao digitar uma mensagem no celular a uma velocidade de 80 km/h equivale a dirigir com os olhos fechados ou vendados por cerca de 100 metros.
Conheça as multas e penalidades
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que utilizar o celular no carro é uma infração gravíssima, com punição de 7 pontos na CNH e uma multa de R$ 293,47.
Segundo registros do Renainf, cerca de 240 motoristas são multados por hora no Brasil devido ao uso indevido do celular enquanto dirigem.
Quando pode mexer no celular?
Mas nem todo uso do celular gera infração. “É o caso, por exemplo, de quando o aparelho está devidamente fixado no painel do carro. Mas é preciso estar em um lugar que não gere distração na condução”, explica Loffreda.
Essa é uma situação comum quando o motorista usa aplicativos de geolocalização, como mapas ou GPS para seguir viagem.
“A orientação, no entanto, é de estacionar o carro em local permitido se houver necessidade de alterar a direção no aplicativo, por exemplo”, ensina.
Com os novos radares inteligentes, mais do que nunca é importante ficar atento às leis de trânsito. “Afinal essa é a melhor forma de manter a segurança nas vias e evitar gastos desnecessários”, finaliza.
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Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.