Faltando 4 meses para o fim do ano, o mercado de caminhões parece estar reaquecendo aos poucos. Nos meses anteriores, o que se viu foram quedas nas vendas e, no segundo trimestre do ano, um leve aumento, que trouxe esperança para o mercado até o fim do ano.
Caminhões
Em agosto, o saldo de vendas de caminhões foi positivo: houve 9,9% de aumento em relação à agosto de 2016, com destaque para os caminhões pesados, que tiveram 30,3% de aumento, 6,6% a mais se compararmos com julho deste ano. Apesar do crescimento, ouve queda de 11,1% no acumulado.
A exportação de caminhões também aumentou: 61,7% em comparação com o mesmo período de 2016. Os semi-pesados, que tiveram crescimento de 178% nas vendas em relação à agosto do ano passado, merece destaque.
Ônibus
Ouve aumento também na venda de ônibus: 28,1% em relação ao mesmo período do ano passado, com queda no acumulado de 10,5%.
Setor agrícola
O setor agrícola foi contra maré das quedas nas vendas e, nos últimos meses, tem apresentado números positivos, gerando boas expectativas para o segundo semestre do ano. Nesse mês, aconteceu o inesperado: as vendas das máquinas agrícolas baixaram em 11,4% em relação à agosto de 2016. Ainda sim, no acumulado houve aumento de 12,1% nas vendas.
O crescimento de vendas no mês de agosto aquecem o mercado e indicam maior demanda para o transporte no segundo semestre de 2017. O setor agrícola, apesar da queda nas vendas, vem apresentando números positivos nos meses anteriores, que compensam as quedas do último mês e mantém o segmento aquecido.
Para ver a carta da Anfavea completa, clique aqui.
Por Pietra Alcântara com informações da Anfavea
[…] safra recorde, provavelmente os caminhoneiros verão aumento de demanda por seus serviços. O aumento de vendas de caminhões no mês de agosto também nos motiva a acreditar que há sinais de reaquecimento do […]