A venda de diesel no mercado brasileiro aumentaram em setembro, quando comparadas ao mesmo período do ano anterior. Segundo a Folha, o aumento pode indicar recuperação no setor.
Ouça o podcast: Impactos da Covid-19 na Venda de Combustível
Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), as distribuidoras de combustíveis venderam em setembro 5,2 bilhões de litros de diesel, volume 7% superior ao verificado no mesmo mês de 2019. Foi a primeira vez desde o início da pandemia que a marca do ano anterior foi ultrapassada.
Segundo executivos do setor, o desempenho foi impulsionado pela boa safra de grãos, cujo transporte é um dos principais consumidores de diesel do país.
No acumulado do ano, segundo a ANP, as vendas de diesel ainda são 1% menores do que no mesmo período de 2019. O desempenho, porém, ainda é melhor do que o dos outros combustíveis, que sofreram mais com a redução da circulação de pessoas durante a pandemia.
As vendas de gasolina e de etanol acumulam queda de 9,1% e 16%, respectivamente, no ano. No primeiro caso, houve recuperação em setembro, diante dos altos preços do etanol, com alta de 2,23% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
O crescimento das vendas de diesel ocorre em um momento de pressão nos preços provocada pela retomada das cotações internacionais do petróleo após o pior período da pandemia e pela escalada dos preços do biodiesel, impulsionados pela alta demanda global pela soja.
Adaptado de Folha de S. Paulo