Durante o tradicional almoço com a imprensa, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) apresentou um balanço do desempenho de 2025 e compartilhou as primeiras expectativas para 2026. Mesmo em um ano marcado por juros elevados e impactos do “tarifaço” americano, a empresa encerra o período com resultados positivos e perspectivas de continuidade do crescimento.
Balanço de 2025: crescimento acima do esperado
O CEO da VWCO, Roberto Cortes, afirmou que a montadora deve fechar 2025 no positivo, contrariando o ambiente econômico mais duro.
Um dos destaques do ano foi o Delivery 11.180, que se manteve como campeão de vendas no segmento de médios. Já a família Constellation ampliou sua relevância, alcançando mais de 35% de participação no segmento.
A eletrificação também avançou: a empresa confirmou a entrega de 100 novos e-Volksbus para a cidade de São Paulo, reforçando sua presença no transporte urbano sustentável.
Outro destaque foi a Traton Financial Services, que completou seu primeiro semestre de operação no país com o dobro de consultas de financiamento em relação ao início das atividades e recebeu nota AAA pela Moody’s Brasil, refletindo confiança e solidez financeira.
No comércio exterior, a VWCO encerra o ano com 50% de aumento nas exportações, impulsionados pelo aumento do mercado argentino, um dos principais destinos da marca. Além disso, pela primeira vez a marca tem um produto fabricado no Brasil voltado exclusivamente para o mercado externo, o Constellation 26.480, que começa a ser vendido no México.
Expectativas para 2026: juros altos, ano eleitoral e necessidade de renovação da frota
O vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas, Ricardo Alouche, disse que a empresa enxerga 2026 como um ano de desafios, em especial por causa dos juros que não devem cair significativamente, devendo alcançar, no melhor dos cenários, 12%, e por ser um ano eleitoral, o que historicamente enfraquece o segundo semestre.
Apesar disso, Alouche mantém uma visão otimista. O executivo acredita no fortalecimento do e-Volksbus, na ampliação dos negócios viabilizados pela Traton Financial Services e em uma recuperação gradual do mercado de extrapesados. Fatores como safra recorde, maior volume de exportações e estabilização das taxas americanas devem criar condições mais favoráveis ao setor.
Ele reforçou também que a frota de extrapesados está defasada, já que a renovação não ocorreu ao longo de 2025. Esse movimento tende a acontecer em 2026 e pode gerar impulso adicional nas vendas.
“Se tem uma certeza para 2026 é que teremos um ano de desafios, e vamos enfrentar a todos”, afirmou Alouche.
Ano de celebrações e novidades no portfólio
A VWCO também se prepara para importantes comemorações. Em março, a marca celebra 45 anos, reforçando sua transição de braço do negócio de carros para negócio global dentro do grupo.
Outro marco importante acontece em novembro, quando a fábrica de Resende completa 30 anos, somando mais de 1.250.000 veículos produzidos ao longo de sua história.
A montadora já adiantou que os aniversários serão acompanhados por novidades em tecnologia, serviços e outras iniciativas, fortalecendo a estratégia de inovação.

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.