quarta-feira, dezembro 10, 2025

Volkswagen Caminhões e Ônibus fecha 2025 com avanço em vendas e projeta 2026 desafiador, porém promissor

MercadoVolkswagen Caminhões e Ônibus fecha 2025 com avanço em vendas e projeta...

Durante o tradicional almoço com a imprensa, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) apresentou um balanço do desempenho de 2025 e compartilhou as primeiras expectativas para 2026. Mesmo em um ano marcado por juros elevados e impactos do “tarifaço” americano, a empresa encerra o período com resultados positivos e perspectivas de continuidade do crescimento.

Balanço de 2025: crescimento acima do esperado

O CEO da VWCO, Roberto Cortes, afirmou que a montadora deve fechar 2025 no positivo, contrariando o ambiente econômico mais duro.

Um dos destaques do ano foi o Delivery 11.180, que se manteve como campeão de vendas no segmento de médios. Já a família Constellation ampliou sua relevância, alcançando mais de 35% de participação no segmento.

A eletrificação também avançou: a empresa confirmou a entrega de 100 novos e-Volksbus para a cidade de São Paulo, reforçando sua presença no transporte urbano sustentável.

Outro destaque foi a Traton Financial Services, que completou seu primeiro semestre de operação no país com o dobro de consultas de financiamento em relação ao início das atividades e recebeu nota AAA pela Moody’s Brasil, refletindo confiança e solidez financeira.

No comércio exterior, a VWCO encerra o ano com 50% de aumento nas exportações, impulsionados pelo aumento do mercado argentino, um dos principais destinos da marca. Além disso, pela primeira vez a marca tem um produto fabricado no Brasil voltado exclusivamente para o mercado externo, o Constellation 26.480, que começa a ser vendido no México.

Expectativas para 2026: juros altos, ano eleitoral e necessidade de renovação da frota

O vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas, Ricardo Alouche, disse que a empresa enxerga 2026 como um ano de desafios, em especial por causa dos juros que não devem cair significativamente, devendo alcançar, no melhor dos cenários, 12%, e por ser um ano eleitoral, o que historicamente enfraquece o segundo semestre.

Apesar disso, Alouche mantém uma visão otimista. O executivo acredita no fortalecimento do e-Volksbus, na ampliação dos negócios viabilizados pela Traton Financial Services e em uma recuperação gradual do mercado de extrapesados. Fatores como safra recorde, maior volume de exportações e estabilização das taxas americanas devem criar condições mais favoráveis ao setor.

Ele reforçou também que a frota de extrapesados está defasada, já que a renovação não ocorreu ao longo de 2025. Esse movimento tende a acontecer em 2026 e pode gerar impulso adicional nas vendas.

Se tem uma certeza para 2026 é que teremos um ano de desafios, e vamos enfrentar a todos”, afirmou Alouche.

Ano de celebrações e novidades no portfólio

A VWCO também se prepara para importantes comemorações. Em março, a marca celebra 45 anos, reforçando sua transição de braço do negócio de carros para negócio global dentro do grupo.

Outro marco importante acontece em novembro, quando a fábrica de Resende completa 30 anos, somando mais de 1.250.000 veículos produzidos ao longo de sua história.

A montadora já adiantou que os aniversários serão acompanhados por novidades em tecnologia, serviços e outras iniciativas, fortalecendo a estratégia de inovação.

 

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados