Neste ano, a Volkswagen Caminhões e Ônibus completa 45 anos desde a criação de sua razão social, com uma trajetória marcante nas estradas. Reconhecida mundialmente, a empresa já investiu mais de R$ 7,5 bilhões desde o início de suas operações, em 1981, para consolidar sua atuação global e desenvolver mais de cem modelos que transformaram o mercado ao longo de sua história.
Mercado de caminhões e ônibus da Volkswagen no Brasil
Presente em mais de 30 países, a VWCO se destaca por sua estratégia sob medida, que prioriza a máxima: “menos você não quer, mais você não precisa”. Foi com esse conceito que a marca ganhou espaço na indústria e chegou à liderança de vendas de caminhões no Brasil há 22 anos, seu principal mercado.
A empresa também é vice-líder histórica no segmento de ônibus, posição alcançada desde o lançamento de seu primeiro chassi para transporte de passageiros e mantida até hoje. Nos mercados internacionais em que atua, a VWCO é referência para clientes que buscam produtos de qualidade, baixo custo operacional e um pós-venda eficiente.
Outro destaque da marca é sua rede de concessionárias: são mais de 350 pontos de atendimento distribuídos por três continentes, sendo cerca de 150 no Brasil. Essa estrutura garante amplo suporte e alta disponibilidade dos veículos em operação. Para isso, a empresa oferece um ecossistema completo com mais de 10 serviços diferentes, customizados para cada cliente e para cada um dos cerca de 50 modelos de caminhões e ônibus que compõem o portfólio atual da Volkswagen.
Quem nunca viu um “fuscão” nas estradas?
Os produtos da VWCO se dividem entre as famílias Delivery, Constellation e Meteor, voltadas ao transporte de cargas. Além disso, tem a linha Volksbus voltada para o transporte de passageiros. A empresa também avança na eletrificação, com os modelos e-Delivery e e-Volksbus. Fabricante dos maiores veículos Volkswagen do mundo, a VWCO tem capacidade produtiva de até 100 mil unidades por ano.
Ao longo de sua história, a montadora já colocou em circulação mais de 1,25 milhão de veículos. Desse total, os modelos Worker — fabricados por mais de 20 anos — respondem por 433 mil unidades, seguidos pela família Constellation, com cerca de 373 mil veículos. Os Delivery somam aproximadamente 220 mil unidades, enquanto os Meteor, mais recentes no portfólio, já totalizam 20 mil caminhões em circulação. Os modelos MAN completam 10 mil unidades, e a família Volksbus responde por 194 mil ônibus produzidos.
No ano passado, a marca foi líder de vendas no segmento de caminhões com o modelo Delivery, somando 6.543 unidades do Volkswagen 11.180 comercializadas. Com esse desempenho, a montadora superou a Volvo, cujo modelo extrapesado 540 liderou o ranking por um longo período.
Falando do Worker, quem nunca viu um “fuscão” rodando pelas estradas que atire a primeira pedra. O modelo ainda é visto nas mãos de caminhoneiros autônomos, especialmente em operações de curtas e médias distâncias.

Por trás desses números estão cerca de 5,5 mil colaboradores, distribuídos entre fábricas e operações da VWCO no Brasil, México e Argentina. A empresa também mantém linhas de montagem na África do Sul e nas Filipinas. Esse time atua alinhado ao Programa Futuro, estratégia que direciona as iniciativas da companhia com base em altos padrões de respeito ao meio ambiente, responsabilidade social e governança, com o objetivo de continuar transformando a indústria do transporte.

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.