A expectativa de melhora na economia não é só dos estradeiros, mas das montadoras também. O Grupo Volvo anunciou a contratação de pelo menos 300 novos funcionários, além do investimento de R$ 250 milhões até 2020. As informações são do presidente do Grupo Volvo América Latina, Wilson Lirmann.
Os R$ 250 milhões são um volume adicional ao total de R$ 1 bilhão que o Grupo Volvo está investindo no período de 2017 a 2019. “São novos recursos para todos os negócios da marca no Brasil: caminhões, ônibus, equipamentos de construção e motores marítimos e industriais, na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços”, explica o presidente.
A previsão do Grupo Volvo é que a economia continue se recuperando e que as vendas de caminhões acompanhem esse ritmo.
Caminhões
Em 2018, as vendas para caminhões foram boas para a Volvo. O destaque da marca foi o caminhão FH 540cv 6×4, que, com 4.114 unidades emplacadas no Brasil no ano passado. A Volvo também teve crescimento na área de semipesados, com uma elevação de 66% de vendas no período.
Levando-se em consideração todos segmentos em que atua, acima de 16 toneladas, a Volvo registrou aumento de 79% em relação a 2017, o equivalente a 10,6 mil unidades.
Ônibus
No setor de ônibus, a Volvo teve aumento de entregas no segmento de veículos pesados, incluindo articulados, biarticulados e rodoviários de alta potência. Considerando apenas os chassis pesados, foram 300 veículos emplacados no Brasil, um crescimento de 114% em relação ao ano anterior.
A Volvo também fez boas exportações de chassis rodoviários para toda a América Latina. “Além dos tradicionais mercados do Chile e Peru, compensamos a quedana Argentina com vendas em diversos países da Região Andina, América Central e Caribe. Um bom exemplo é a República Dominicana, que fechou a compra de um lote de 73 chassis rodoviários”, declara Fabiano Todeschini.
Pós-venda e peças clássicas
Braço financeiro do Grupo Volvo, a Volvo Financial Services também apresentou números positivos em 2018, registrando um crescimento de 83% na carteira de financiamentos.
A área de pós-venda foi um dos principais focos da marca e um dos destaques foi o aumento da oferta das peças clássicas, que são produtos especializados para caminhões Volvo acima de cinco anos.
No atendimento de serviços, a Manutenção Inteligente Volvo (MIV) apresentou um aumento de mais de 180% nos agendamentos das manutenções dos caminhões nas concessionárias espalhadas pelo Brasil.
Por Pietra Alcântara com informações da Volvo América Latina