A montadora Volvo poderá ter de fazer um recall de veículos em vários continentes, incluindo caminhões, depois de admitir que seus veículos podem estar emitindo níveis mais altos que os permitidos de óxido de nitrogênio, um gás venenoso.
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As ações do grupo sueco caíram 6% depois que ele previu um custo “substancial” com o problema, que é causado pelo “componente de controle de emissões” de seus caminhões, que está se desgastando mais rapidamente que o esperado.
“O grupo Volvo detectou que um componente de controle de emissões usado em certos mercados com padrões rígidos de controle de emissões está se desgastando mais rapidamente que o esperado, reduzindo sua capacidade de converter os óxidos de nitrogênio (NOx) com a eficiência pretendida, o que por sua vez pode levar os motores, ou veículos, a exceder os limites de emissão de NOx”, disse a companhia.
“Uma análise completa do problema e planos com as autoridades reguladoras ainda não foi concluída e desta maneira a companhia ainda não tem como estimar o volume de motores ou veículos que precisarão ser examinados.”
A montadora de caminhões acrescentou que o maior número de veículos afetados deve estar na América do Norte e Europa, onde ela vendeu cerca de 150 mil unidades neste ano.
Outras marcas
Analistas alertaram que o mesmo problema poderá ocorrer em outras marcas de veículos, como Daimler ou Man e Scania (controladas pela Volkswagen), se ele envolver um componente de um fornecedor que é usado também por outras montadoras.
Um porta-voz da Traton, a unidade de caminhões do Volks Group, disse: “Não há sinais de que os motores usados pela MAN e Scania possam estar excedendo os limites de emissões devido ao desgaste mais acelerado que o esperado dos componentes de controle de emissões”. A Daimler não respondeu a pedidos para comentários.
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