A Volkswagen, em conjunto com a Toshiba e CBMM, iniciou os primeiros testes operacionais com um protótipo de ônibus elétrico movido por bateria de íons de lítio com nióbio, uso inédito na indústria automotiva global.
VW e Toshiba apresentam ônibus de 10 min de recarga
A grande vantagem deste tipo de tecnologia é a recarga ultrarrápida, em que permite a retomada da autonomia máxima do veículo em apenas 10 minutos. Outra vantagem é a maior segurança, além de uma vida útil de até três vezes maior se comparado com as baterias convencionais.
Como é o ônibus elétrico da VW com carregamento ultrarrápido?
A CBMM, líder mundial na produção e comercialização de Nióbio, e a empresa japonesa Toshiba, trabalharam durante seis anos em cooperação para desenvolver a tecnologia de óxidos mistos de titânio com adição de nióbio para acrescentar às células de bateria de íon-lítio.
Posteriormente, em 2021, o projeto foi ampliado com uma aliança com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, permitindo a aplicação desta bateria inovadora em um ônibus elétrico através do desenvolvimento de sistemas de gestão térmica, carregamento energético e ultrarrápido.
Desenvolvimento sustentável da eletrificação
“Buscamos o crescimento sustentável do mercado de nióbio e, para isso, promovemos novas aplicações e tecnologias para diversas indústrias. Esperamos daqui para frente um crescimento acelerado no setor de baterias, com a evolução de materiais que garantam ainda mais competitividade e qualidade”, explica Ricardo Lima, CEO da CBMM.
Toda essa tecnologia será validada e aprimorada com aplicação na operação real da CBMM, em que o veículo circulará diariamente por um trajeto fixo, com recarga programada em pantógrafo no início ou no final do trajeto.
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Configurado sobre chassi de 18 toneladas, o protótipo do ônibus Volkswagen tem autonomia estimada de 60 quilômetros, com tempo de recarga de 10 minutos por meio de pantógrafo de 300 kW.
Ele é equipado com quatro baterias de lítio com ânodo contendo nióbio, cada uma com capacidade útil de até 30 kWh. Entre as vantagens deste sistema, além de permite recargas ultrarrápidas, está na operação em temperaturas mais amenas, o que aumenta a vida útil da bateria, a segurança e gera redução no consumo de energia devido à menor demanda de refrigeração do sistema.
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O período de teste é indeterminado e será definido com base na evolução do aplicativo. A médio prazo deverá ser ampliado para uma pequena frota destinada a esta validação. Nesta etapa, todos os componentes serão monitorados em tempo real para analisar seu comportamento e assim alimentar os processos de melhoria e desenvolvimento tecnológico.
Somente após esta fase será possível determinar os próximos passos para o lançamento do ônibus elétrico. Em relação à bateria com tecnologia NTO, a expectativa é que ela esteja disponível no mercado em 2025.
“Este projeto é estratégico para começarmos a desenvolver as próximas gerações de eletromobilidade. Há sete anos surpreendemos o mercado com o primeiro protótipo de caminhão elétrico fabricado na América Latina. Agora, estamos mais uma vez à frente das tendências globais e buscando liderar a transformação do setor”, destaca Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.