XCMG lança caminhão pipa 100% elétrico. Isso mesmo, a fabricante chinesa A XCMG lançou modelos com capacidades que varia de 25.000 a 50.000 litros.
Ou seja, são caminhões são ideais para o transporte de água, controle de poeira, compactação, umectação de solo e combate a incêndios.
XCMG lança caminhão pipa 100% elétrico
Os modelos, em versões fora de estrada (XDR80TE) e rodoviários (E7-29R), atendem: mineração, agricultura, construção civil, saneamento, florestal e sucroalcooleiro.
Entre os diferenciais estão a bomba centrífuga com vazão de 1.000 litros por minuto e um sistema de espargidores eletropneumáticos controlados por joystick, com alcance de até 50 metros.
Caminhão pipa 100% elétrico tem capacidade de 50 mil
O modelo Titan, por exemplo, de 50.000 litros, oferece ainda um design com quebra-ondas transversais e longitudinais que proporcionam maior estabilidade durante a operação.
Com espargidores traseiros e laterais, os caminhões são ideais para controle de poeira, umectação de solo e combate a chamas.
A XCMG é a 3ª maior fabricante de linha amarela (veículos utilizados para a construção, terraplanagem e até mineração) do mundo.
O que a XCMG pensa sobre a eletrificação
Tian Dong, vice-presidente comercial da XCMG, ressalta que a viabilidade dos veículos elétricos no Brasil depende de fatores como: fornecimento e disponibilidade de lítio, apoio governamental e incentivos.
Vale lembrar que a XCMG apresentou uma linha completa de caminhões 100% elétricos na Fenatran.
Veja os lançamentos da XCMG na Fenatran
Os elétricos que estrearam foram: E3-10T, com PBT de 10 toneladas, o E7-18T (PBT de 16 ton) e o E7-80T (PBTC de 74 ton e CMT de 80 ton).
O E3-10T é um caminhão leve para atuar no last mile. É equipado com motor de 270 cv e 1.100 Nm.
Tem 6.480 kg de carga útil e 250 km de autonomia. As primeiras entregas estão programadas para ainda nesse ano. O preço sugerido é de R$ 450 mil.
Modelos para coleta e o mais potente do Brasil
Já o E7-18T, valor proposto de R$ 1,2 mil, tem 285 cv e 1.100 Nm. Está focado no transporte urbano, na coleta de lixo. Tem 279 kWh de capacidade máxima de carga e 270 km de autonomia.
Por fim, a linha de elétricos se completa com o E7-80T, avaliado em R$ 1,5 mil, que usa motor de 747 cv e 2.800 Nm, números que o colocam como um dos mais potentes do Brasil. Tudo graças as baterias com 400 kWh. A autonomia varia de 150 km a 250 km, dependendo da utilização.


Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.