A Fenatran 2019 é o lugar em que montadoras e empresas do ramo apresentam novidades de tecnologia e serviço, como já vimos por aqui. Algumas dessas atrações envolvem veículos que, normalmente, não veríamos nas ruas.
Por isso, listamos 4 caminhões que você não vê nas ruas, mas vai ver pelos corredores da Fenatran:
Kenworth T680
O Kenworth T680 6×4 chama atenção pelo tamanho e pela cabine americana cheia de conforto. Não é difícil encontram uma fila de pessoas ao lado do bruto, que está no estande da DAF, em busca da foto perfeita com o caminhão.
O caminhão da Kenworth, que é do grupo Paccar, ao qual a DAF também pertence, é equipado com motor Paccar MX-13, de 12,9 litros e potência entre 405 cv e 510 cv. Seu Peso Bruto Total (PBT) técnico máximo é de 23.800 kg.
Mas por que não vemos esse caminhão nas ruas? Ele é um veículo com cabine americana, ou bicudo, e a legislação brasileira não permite caminhões com essas dimensões de cabine. Clique aqui e assista ao vídeo para entender melhor essa questão.
Iron Knight
O Iron Knight, caminhão da Volvo com o título de mais rápido do mundo, veio ao Brasil especialmente para a Fenatran. Ele possui 2.400 cv de potência e 6.000 Nm de torque.
Segundo a Volvo, o chassi do caminhão tem reforços que asseguram rigidez estrutural e possibilitam que o veículo tenha potência acima da média.
A aerodinâmica da cabine também é diferenciada, com tomadas laterais que captam ar para os radiadores resfriarem o motor.
Por que você não vê esse caminhão nas ruas? Porque ele é um veículo projetado para bater recordes. Toda a estrutura e mecânica dele foram pensadas para que ele se tornasse o caminhão mais rápido do mundo.
Na quebra do recorde mundial, o Iron Knight percorreu a distância de 0 a 1.000 m em 21,142 segundos, com uma velocidade média de 170,277 km/h.
Volkswagen
Apesar de ser um modelo Volkswagen Caminhões, o veículo está exposto no estande da Meritor, pois possui eixos da marca.
O caminhão é mais da lista dos veículos que você não vê nas ruas pois foi desenvolvido especialmente para a competição da Copa Truck. Por ser um veículo de corrida, ele também atrai visitantes ao estande para tirarem fotos e conferir os detalhes deste caminhão de perto.
Caminhão invisível
Esse não é caminhão – pelo menos não de verdade. Quem circula pelos corredores da Fenatran deste ano pode dar de cara com esse caminhão de vidro no estande da Suspensys, que pertence à Randon.
O caminhão foi construído para dar destaque ao sistema Hybrid R, que possui tecnologia e-Sys e é totalmente elétrico. O sistema permite que o implemento alivie o esforço do cavalo mecânico em certas situações, como em ladeiras.
Com isso, a Randon promete economizar até 25% de combustível. O motor também funciona como gerador, recuperando a energia cinética e a armazenando em baterias que, mais tarde, alimentarão o motor elétrico da carreta. Saiba mais sobre os implementos expostos na feira clicando aqui.
Continue nos acompanhando por aqui, pelo Facebook, Instagram e Youtube para saber tudo sobre a Fenatran 2019.
Por Pietra Alcântara