quinta-feira, março 28, 2024

Existe lei que proíbe câmeras no lugar de espelhos retrovisores?

Pontos cegos do caminhão são um desafio para o motorista, que precisa ser cauteloso ao dirigir e transportar cargas. Nessa tocada, a tecnologia pode ser uma mão na roda na vida do caminhoneiro. Você já ouviu falar de câmeras no lugar de espelhos retrovisores para veículos?

Montadoras e empresas do ramo cada vez mais se esforçam para aumentar a segurança do estradeiro, com soluções tecnológicas que vão de sensor de movimento à instalação de câmeras no caminhão. Mas essas inovações também trazem dúvidas. Será que isso é mesmo permitido no Brasil? O que diz a lei?

retrovisor camera
MirrorEye, câmera feita para substituir espelhos retrovisores, da Positron exposta na Fenatran 2019.

A Mercedes-Benz apresenta, nesta Fenatran 2019, o Novo Actros, um caminhão conectado que não possui espelhos retrovisores e sim câmeras que funcionam no lugar do dispositivo. Segundo a montadora, as unidades vendidas serão entregues em abril de 2020.

mercedes novo actros
Novo Actros, da Mercedes-Benz, exposto na Fenatran 2019.

A tecnologia já vem de fábrica, mas caso o motorista ou dono de frota prefira instalar este tipo de câmera em um caminhão que ele já possui, outras empresas como a Positron possuem o dispositivo avulso para venda e instalação.

Sobre esse assunto, um motorista pode se perguntar:

“Será que um caminhão sem espelho retrovisor está de acordo com a legislação brasileira?”

É verdade que já existem caminhões com câmeras no lugar do retrovisor rodando na Europa e nos Estados Unidos. Mas o que dizer do Brasil?

mercedes retrovisor camera
Visor que funciona como retrovisor dentro do Novo Actros.

Para responder a essa pergunta, fomos até a Resolução 703 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que regulamenta a questão dos espelhos retrovisores.

Lá diz que os chamados dispositivos de visão indireta “podem ser espelhos convencionais, dispositivos do tipo câmera-monitor ou outros dispositivos susceptíveis de mostrar informação sobre o campo de visão indireta ao condutor”. Ou seja, este tipo de tecnologia já está de acordo com a lei brasileira desde 2017, quando a resolução foi publicada.

 

Câmeras no caminhão

A presença de câmeras instaladas em caminhões está começando a se tornar mais comum. Além de câmeras para substituirem espelhos retrovisores, ainda existem as câmeras de monitoramento do motorista.

Elas levantam um debate importante sobre privacidade do motorista. Falamos sobre isso neste link.

Sobre este assunto, a Veltec, empresa de monitoramento que trabalha com telemetria, apresenta o chamado “sensor de fadiga”, que registra imagens do motorista apenas quando o veículo está ligado, preservando a privacidade do estradeiro quando este não está em horário de trabalho.

 

E você parceiro? O que acha sobre câmeras no caminhão, seja como auxiliar para eliminar pontos cegos ou seja para monitorar o motorista?

 

Por Pietra Alcântara

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