sexta-feira, novembro 22, 2024

5 tecnologias que seu caminhão não precisa mais

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A tecnologia tem avançado muito nas ultimas décadas e os caminhões não ficam fora dessa. Muitos mecanismos foram substituídos por soluções mais modernas, facilitando a vida do estradeiro e tornando as viagens no trecho mais confortáveis e seguras. Por isso, fizemos uma lista de tecnologias que seu caminhão não precisa mais e suas substitutas modernas, para comparar o quanto muitas tecnologias nos caminhões mudaram para melhor.

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Caixas secas

O câmbio caixa seca nada mais é que uma caixa de marchas sem os anéis sincronizadores. Ela ainda existe em veículos muito antigos, em carretas, caminhões e até jipes. Esse tipo de caixa exige mais habilidade dos motoristas, já que para trocar de marcha, é preciso acertar o momento exato em que a caixa fica leve e aceita a mudança. O motorista ainda corre o risco de errar e forçar a entrada da marcha, podendo arrebentar a caixa e/ou o diferencial. Definitivamente, essa é uma das tecnologias que seu caminhão não precisa mais.

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Substitutas: caixas sincronizadas e automatizadas

Hoje, com a atualização dos câmbios, existem caixas automatizadas e sincronizadas. A caixa sincronizada nada mais é que uma caixa de câmbio comum, com a vantagem de que o motorista pode trocar de marcha sem necessariamente “esperar o momento certo”, graças aos seus anéis sincronizadores, que facilitam o encaixe da marcha. Já a caixa automatizada dispensa a troca de marchas, facilitando a vida do estradeiro.

 

Lâmpadas halógenas

Faróis de halogêneo começaram a ser usados no setor automotivo devido sua longa durabilidade. Em condições normais, uma lâmpada halógena tem uma vida útil de aproximadamente 1.000 horas. Também é um tipo de iluminação relativamente mais barata de se produzir, o que torna os custos de reposição igualmente mais baixos. Mesmo assim, quando comparados com outros modelos de iluminação, as lâmpadas halogenas são consideradas menos eficientes, já que produzem uma grande quantidade de calor e, por isso, estão ultrapassadas. Este calor representa desperdício de energia, pois não é transformado, necessariamente, em luz.

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Substitutas: lâmpadas LED

Seu maior benefício está no fato desse tipo de lâmpada precisar de pouca energia para funcionar. Pensando no futuro dos veículos híbridos e elétricos, essa é uma enorme vantagem devido a economia de energia. Ao contrário das lâmpadas halogenas, faróis LED não emitem calor durante a criação de luz. O que eles fazem é criar uma pequena quantidade de calor para a parte inferior do emissor. Infelizmente, isso cria um risco potencial para partes como cabos e suportes, que ficam próximas à lâmpada, exigindo que todo o equipamento ao redor da luz de LED seja mais resistente e, consequentemente, mais caro. Apesar dos custos de produção das lâmpadas LED ainda serem mais caros quando comparados com outros modelos, a troca é mais longa, devido sua boa durabilidade. Por isso, no final das contas, a lâmpada LED é mais econômica.

 

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Imagem: Manutenção e Suprimentos

Bomba injetora de motores diesel

A bomba injetora serve para regular a quantidade de diesel aplicada nos cilindros dos motores em funcionamento e como consequência é responsável diretamente pela quantidade de fumaça expelida pelo escapamento. A função básica da bomba injetora é receber óleo diesel que vem do tanque de combustível e injetar em alta pressão nos bicos injetores. A quantidade de combustível usada é definida, entre outras coisas, pela aceleração do motorista, o que pode causar desperdícios e excesso de fumaça expelida pela bomba.

Substitutos: motores de injeção eletrônica

Os motores de injeção eletrônica são os responsáveis por tornar os motores de injeção antigos ultrapassados, já que permitem o controle de temperatura do combustível e possuem mecanismos de refrigeração dos motores a diesel, prevenindo que o motor fique super aquecido. 

Existem muitos tipos de sistemas de injeção eletrônica, mas em todos eles, existe pelo menos um controlador eletrônico, um bico injetor e uma bomba de combustível. O controlador possui em sua memória um mapeamento que determina a quantidade de combustível que deve ser usada em cada situação, evitando desperdícios. Por isso, além de econômico, os motores de injeção eletrônica são menos poluentes.

 

Pneus com câmara

Os pneus com câmara são considerados mais perigosos pois, quando furam, se esvaziam rapidamente. Seu reparo também é mais complicado – a roda deve ser retirada e o pneu precisa de um remendo na câmara. Por isso, faz parte da lista de tecnologias que seu caminhão não precisa mais.

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Substitutos: pneus sem câmara

Os sem câmera, por sua vez, quando são furados, esvaziam lentamente, o que faz com que o motorista tenha tempo de chegar no mecânico. O reparo de um pneu sem câmara é mais simples e não exige a retirada da roda. Basta remover o objeto responsável pelo furo do pneu e inserir ali uma espécie de macarrão, peça específica para vedar o pneu.

 

Direção mecânica

A direção mecânica tem função de transmitir o movimento do volante para a caixa de direção e, consequentemente para as rodas, permitindo que o veículo se mova. Na mecânica, todo o esforço necessário para o esterçamento das rodas é feito pelo motorista, o que torna a direção mais dura e pesada, fazendo dela uma das tecnologias que seu caminhão não precisa mais.

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Imagem: Zetti Ar

Substituta: direção hidráulica

Na direção hidráulica o princípio é o mesmo, porém, o motorista é auxiliado por um cilindro hidráulico comandado por uma válvula de fluxo direcional, fazendo com que cerca de 80% do esforço necessário para mover as rodas seja feita pelo óleo hidráulico sob pressão, restando ao motorista apenas 20% do esforço.

A direção hidráulica tem vantagem de absorver os esforços e cargas solicitadas com o mínimo esforço do motorista. Este tipo de direção, além do conforto, garante mais segurança, pois permite uma correção rápida e precisa em situações de emergência.

E você, conhece mais alguma tecnologia que está ultrapassada para caminhões? Já dirigiu ou ainda dirige um caminhão com alguma dessas tecnologias?

 

Por Pietra Alcântara

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

5 COMENTÁRIOS

  1. […] A vida útil de um caminhão depende de muitos fatores. Seu uso, desde o momento em que é adquirido, deve ser levado em consideração quando pensamos em quanto tempo o veículo vai durar. Além de cuidados em seguir as orientações do fabricante, é importante que os estradeiros se preocupem com práticas que podem acabar com seu caminhão e diminuir sua vida útil. Saiba também quais são as tecnologias que seu caminhão não precisa mais. […]

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