Nas estradas não é difícil ver caminhões com as rodas pegando fogo ou superaquecidas, principalmente em trechos de serra. Mas por que isso acontece?
Segundo especialistas que o Programa conversou, os motivos podem ser falhas mecânicas ou o mau uso do equipamento. Confira as principais causas que ocasionam a situação.
Por que as rodas dos caminhões pegam fogo?
Claudinei Ferreira, conhecido como Nei, Chefe de Oficina da Volscan, disse que erros mecânicos são responsáveis por boa parte do imprevisto.
Entre eles estão: a trava da cuíca de freio. Ela é responsável por transformar a pressão do ar comprimido em força mecânica que, por sua vez, empurra as sapatas ou lonas de freio contra o tambor, causando a desaceleração e parada do veículo. Nei diz que quando essa peça trava, força os freios, que acabam esquentando a ponto de pegar fogo.

Ele também diz sobre a falta de manutenção nas lonas de freio. Uma vez que a troca no tempo correto é ideal para garantir o funcionamento com precisão quando acionado.

Virada do eixo S
No entanto, quando não feita a troca das lonas no tempo adequado, Nei salienta que a risco de “virar o S”. Os motoristas usam o termo quando a lona se desgasta ao máximo e consequentemente, fazendo o eixo virar o S, travando o sistema como um todo.

Em outras palavras, esse eixo S é uma trava de emergência. Quando o eixo S “vira”, significa que ele se desgastou e, em vez de acionar as lonas de freio corretamente, a trava de emergência entra em ação, usando uma parte diferente para frear a roda, o que pode resultar em perda de freio, especialmente se o tambor e as lonas também estiverem desgastados.
Esse sistema de emergência está presente na maioria das marcas de caminhões. Outros, como a Volvo com o FH, utilizam um sistema de rosca, que também é acionado em emergências, mas funciona de forma diferente.

Ou seja, quando as lonas passam do limite de uso, esse sistema chega a um ponto de rosqueamento máximo, travando as rodas e podendo danificar os tambores.
Ovalização do tambor
Outro motivo, segundo Nei, é a ovalização do tambor. A Ovalização do tambor de freio acontece quando há um uso excessivo do freio de serviço, gerando calor e deformando o tambor.

Com essa deformidade no tambor, os freios podem não funcionar adequadamente, resultando no travamento das rodas.
Rolamentos: uma das principais causas de travamento de rodas
Nei, aponta os rolamentos de roda também como uma das principais causas das rodas pegarem fogo.

Isso porque, eles também precisam de uma manutenção específica. Ou seja, que consiste na troca da graxa e da escolha correta do lubrificante.
Ele alerta ainda que a aplicação correta da graxa não pode ser em excesso e nem pouca. Graxa demais pode prejudicar um rolamento novo e a pouca, provoca maior atrito das peças, aumentando a temperatura.
Graxa de rolamento também pode ser a vilã
José Cesario Neto, Coordenador de Capacitação da Mobil, que pertence ao grupo Moove, salienta sobre a escolha correta do lubrificante. Segundo ele, é importante se atentar ao manual de instruções do veículo para a aplicação da graxa do rolamento.

Ele explica que existem graxas aplicadas nos rolamentos que não são próprias para a peça, como uma graxa de chassi, por exemplo.
Com isso, essa graxa não aguenta a temperatura para a região, transformando-se em ponto de gota e virando um líquido inflamável, que em sua forma original não apresenta risco algum.
Uso correto do freio motor
Por fim, o uso excessivo dos pedais de freio é uma falha de condução que pode acarretar superaquecimento do sistema. Nei, diz que pelo menos 50% das causas simboliza uma falha humana ou falta de preparo ao reduzir a velocidade.

O chefe de oficina instrui os motoristas a usarem o freio motor, que é um mecanismo de desaceleração do veículo eficiente e que deve ser utilizado. Hoje, alguns caminhões são equipados com freio retarder também, que é mais uma tecnologia que ajuda em trechos sinuosos e de serra.
Além disso, Nei diz que os outros 50% são da manutenção preventiva do veículo. Como mostrado nesta matéria, o cuidado com as peças de freio são essenciais para manter a segurança do bruto e evitar que as rodas peguem fogo.
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Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.
Pergunta de um leigo, mas muito interessado na matéria. O travamento “S” se dá quando, devido ao desgaste excessivo das lonas, êle passa do ponto fica entre os dois “patinhos” e não consegue mais voltar à posição original, mantendo os patinhos com as lonas desgastadas abertas e atritadas no tambor originando calor que se torna excessivo. Pergunto, nao seria possivel inserir uma trava limitadora no “S”, um ressalto por exemplo, para evitar que o “S” passase do ponto com lonas desgastadas?