A Volvo apresentou recentemente imagens e informações do novo FH Aero Electric E-Axle, modelo ultratecnológico para longas distâncias.
Ou seja, programado para chegar às ruas europeias no segundo trimestre de 2026, a fabricante antecipou detalhes do modelo.
Destaques do Volvo FH Aero Electric E-Axle
Portanto, com foco na longa distância com zero de emissões, o caminhão oferece 600 km de autonomia e com possíveis recargas ultrarrápidas.
Ou seja, são necessários apenas de 40 minutos, o que completa de 20% a 80% da carga da bateria.
Logo, essa velocidade de carregamento só é possível graças ao uso do novo padrão MCS (Megawatt Charging System).
Planejamos o tempo de recarga para coincidir com as pausas obrigatórias dos motoristas, conforme a legislação europeia.
Volvo FH Aero Electric E-Axle consegue levar 48 ton.
Outro diferencial é sua capacidade total de 48 toneladas, mantendo uma carga útil equivalente à de um caminhão a diesel.
Isso é possível graças à configuração 6×2 com eixo adicional, que permite o transporte de mais baterias e melhora a distribuição do peso total, mesmo com reboques pesados.
Caminhão consegue carregar até 8 baterias
A nova motorização E-axle, que dá nome ao modelo, foi desenvolvida para permitir maior espaço interno e, assim, carregar até 8 baterias.
Elas têm uma capacidade total de 780 kWh, permitindo assim o aumento significativo da autonomia.
No Brasil, o FH Aero Electric E-Axle ainda não tem uma data certa de lançamento. A expectativa é que, com os avanços na infraestrutura de recarga, o modelo seja introduzido na prateleira da marca sueca.
Eletrificação da Volvo no mundo
A Volvo Trucks é uma líder global em caminhões elétricos de médio e grande porte, com oito modelos elétricos a bateria em seu portfólio.
A produção em série começou em 2019, e até o momento, a empresa já entregou mais de 5.000 caminhões elétricos a clientes em 50 países ao redor do mundo.


Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.