A divisão especial de caminhões da Mercedes-Benz está atualizando a linha e cria Unimog mais perto do chão.
Elaborado em conjunto com a Eggers Fahrzeugbau GmbH, o novo Unimog U 219 Low se destaca por ter caçamba localizada a apenas 1,2 metro de altura.
Mercedes Unimog: nem tanto ao céu, nem tanto à terra
Se comparado com a média padrão, o ajuste, significa que a altura de se carregar ficou 20 centímetros mais baixa do que nos modelos anteriores.
Com isso, o processo de carga e descarga fica mais eficiente e mais rápido, principalmente nos grandes centros.
Tecnicamente, os engenheiros conseguiram essa redução graças à diminuição da altura do chassi em combinação com as novas rodas e pneus.
Ou seja, agora, o modelo Unimog compacto usa pneus 295/60 R22.5 ou 275/70 R22.5, nos dois eixos.
Portando, apesar das mudanças, o peso total permitido continua sendo de 10 toneladas.
A plataforma especial do tipo caçamba fornecida pela parceira Eggers também é fundamental para o alcance da ergonomia.
Ela é uma plataforma do tipo basculante trilateral, com dimensões internas de 2,22 metros de comprimento por 2,1 metros de largura.
As vantagens do Unimog Low ficam mais evidentes nos pátios de obras e em aplicações municipais.
Ele é útil para descarregar equipamentos e materiais ou carregar cascalho, terra e areia, uma vez que cada centímetro faz diferença ao final do dia de trabalho.
O Unimog Low vem equipado com o novo sistema operacional UNI-TOUCH. Ou seja, com o manuseio dos implementos por meio de uma tela sensível ao toque.
Além disso, os usuários podem ajustar as configurações para cada tarefa, atribuindo funções específicas a botões ou salvar e recuperar processos repetitivos com facilidade.
Há também o joystick multifuncional, opcional, pode agora ser acoplado tanto no assento do motorista quanto no do passageiro.

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.