O Pé na Estrada visitou a fábrica da Dunlop Brasil em Fazenda Rio Grande, no Paraná. A fabricante de pneus, que faz parte do grupo japonês Sumitomo Rubber Industries, desenvolveu uma tecnologia para fabricar pneus sem emendas.
Fabricante tem mais de 10 anos de Brasil
A Dunlop iniciou suas operações em 2013 quando inaugurou a fábrica na região Metropolitana de Curitiba, onde também produz os pneus Falken e Sumitomo. A produção hoje é de 25.200 mil pneus por dia, sendo 2 mil pneus para veículos de carga.
Dessa produção, segundo a Dunlop, 80% são para o mercado de reposição e 20% para montadoras. Entre as montadoras de pesados estão as parcerias com a Volkswagen e a Iveco.
Essa planta, localizada na região Sul do país, recebeu mais de R$ 1,6 bilhão em investimentos desde sua inauguração e suas expansões. Além disso, anunciou novos investimentos na ordem de R$ 1 bilhão em 2021.
Além da linha de pesados, a empresa comercializa pneumáticos para veículos de passeio, vans e SUVs.
Tecnologia de pneus sem emenda
A fábrica se destaca pela produção de pneus com a tecnologia TAIYO (Sun) System, Sistema de Fabricação de Pneus Sem Emendas nas partes de borracha que garante maior uniformidade, desempenho e segurança aos produtos.
Segundo a Dunlop, essa tecnologia permite maior conforto, maior economia de combustível, menor nível ao ruído, além de um melhor custo-benefício.
Distribuição de pneus por meio de lojas containers
A marca também comentou sobre sua forma de estar mais perto dos caminhoneiros com a venda de pneus em containers.
Essa prática adotada pela Dunlop tem o objetivo de estar mais perto dos motoristas com pequenas lojas nas estradas.
Contudo, o projeto de lojas nas estradas foi lançado em 2020, hoje o projeto tem 44 lojas, distribuídas por 18 estados.
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Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.