Vendas de pneus nacionais caem e preocupa a indústria. Ou seja, o volume inferior é de -3,1% no primeiro trimestre.
Com isso, o mercado vem acumulando quedas seguidas. Um dos principais responsáveis pela queda geral do trimestre foi o mercado de reposição, -9,2% (de 9.319.110 para 8.464.874 de unidades).
O destaque positivo ficou só para montadoras, que teve um aumento de +17,4% (de 2.780.576 para 3.264.238).
Pneus para caminhões vão ao contrário do quadro geral
Em março foram vendidos 586.219 pneus de carga, uma alta de +15,6% em relação ao mês anterior.
As vendas para montadoras caíram -3,6% e as comercializações para reposição cresceram +24,3%.
Comparado a março de 2024, houve queda de -2,3% no total, com queda de -8,2% nas
vendas para montadoras e queda de -0,1% na reposição.
ANIP está preocupada com a guerra de tarifas
A ANIP vê com muita preocupação os movimentos tarifários que estão sendo realizados pelo governo americano. Com o aumento das tarifas, países asiáticos, devem intensificar suas exportações.
Logo, o Brasil poderá ser um dos seus alvos preferidos, o que tende a intensificar ainda mais a entrada de produtos importados no país, colocando em risco a competitividade.
Ou seja, sem uma defesa comercial agressiva, o país poderá se tornar o principal destino dessas exportações, arriscando aumentar sua desindustrialização.
Há cerca de 4 anos estamos enfrentando a invasão de pneus importados da Ásia que entram muitas vezes no país a preços abaixo do custo de produção do pneu nacional.
Mesmo que o governo federal mantenha ativos todos os mecanismos de defesa comercial atuais, o setor entende que são necessárias medidas rigorosas de proteção e controle que limite eventuais acréscimos das importações.

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.